Geral

Educação: tecnologia a serviço do aprendizado

Bem trabalhada, a tecnologia se transforma em uma excelente aliada para o aprendizado dos pequenos e ajuda a inseri-los em um mundo repleto de novidades

A tecnologia se torna forte aliada quando o assunto é a segurança dos pequenos - Foto: Divulgação

Em um mundo cada vez mais tecnológico e interativo, é preciso encontrar formas de inserir a criança nesse contexto, sem que ela deixe de lado sua infância. Um desafio que algumas escolas têm encarado com sabedoria e investimento.

Televisão, computador e internet são imprescindíveis no cenário da educação atual, mas outros equipamentos têm ganhado força por seu diferencial no ensino. O Centro Educacional Infantil Praia Baby, em Vila Velha, por exemplo, foi a primeira instituição de ensino do Brasil a adquirir o Projetor Interativo da MIMIO de última geração, que foi recentemente também comprado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Através do aparelho, as crianças conseguem interagir com o próprio quadro como se fosse uma tela touch screen.

“Investimos em tecnologia para atender à recente realidade que vivemos junto com nossos alunos. Esse Projetor Interativo auxilia o professor nas aulas, passando a ser uma ferramenta que desperta o interesse das crianças e também dos professores, que se veem motivados a cada dia, por poder apresentar uma aula atraente e com a participação efetiva de todos os alunos. Através de programas educacionais podemos unir conteúdo, tecnologia e interatividade, e essa junção nos remete a uma educação atual, uma vez que nossos alunos são tecnológicos desde muito pequenos, e a escola não pode ficar fora desta realidade”, explica a psicopedagoga e proprietária da escola Lucilene Cominotti Cerqueira Lima.

O projetor Interativo auxilia o professor nas aulas e desperta o interesse das crianças - Foto: Divulgação

Lucilene lembra ainda de outra tecnologia muito importante, que também está presente no cotidiano das crianças e na escola: a sala de informática, com computadores adaptados para desenvolver atividades educacionais direcionadas por programas que atendem a cada faixa etária trabalhada na creche, e isso com um clima bem agradável, já que todos os ambientes são climatizados.

De olho nos filhos

E a tecnologia também se torna forte aliada quando o assunto é a segurança dos pequenos. Já imaginou acompanhar pelo computador ou pelo celular seu filho na creche, saber como ele é tratado pelos professores e demais funcionários ou se ele está se alimentando bem? Hoje isso é possível, graças à tecnologia!

Na Praia Baby, através de uma senha personalizada, os pais têm acesso em tempo real a todo o funcionamento da creche pelo computador ou pelo celular. Assim, eles podem, indiretamente, participar de todos os momentos que quiserem com o filho e acompanhar sua rotina.

Lucilene conta que a proposta de monitoramento surgiu junto com a idealização da escola, através de pesquisa de campo em outras escolas do Brasil e até fora do País. “Pudemos perceber que é algo necessário, não somente para os pais poderem participar de toda a rotina de seu bebê, como também para criarmos uma relação de confiança, entre escola e família, provando a cada dia que o que falamos em relação às propostas educacionais e cuidados com a criança realmente acontecem. Essa dúvida percorre as cabeças dos pais, principalmente de primeira viagem, que têm muitas dúvidas em relação ao filho estar numa escola ou deixá-lo em casa com a babá”, diz a proprietária.

Serviço:
Praia Baby
Rua Quinze de Novembro, 926 – Praia da Costa, Vila Velha
Informações: (27) 3075-1717
Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 7 às 19 horas

Pontos moeda