Geral

Guarda-vidas recebem treinamento para ajudarem animais marinhos, em Vila Velha

A ideia para a realização da capacitação foi devido a desova, este ano, de mais de 100 tartarugas conhecida popularmente de Gigante ou de Couro, no litoral de Vila Velha

Pinguim encontrado na praia da Ponta da Fruta, em Vila Velha Foto: Divulgação

Os guarda-vidas de Vila Velha recebem capacitação para atuarem em uma rede de operações de proteção ambiental nos dias 11 e 12 deste mês. O objetivo é que eles possam identificar animais marinhos que necessitam de ajuda e acionem os órgãos competentes para que as espécies possam receber os cuidados necessários da equipe de meio ambiente do município.

As palestras são uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e de Prevenção e Combate a Violência, Instituto de Proteção e Reabilitação dos Animais Marinhos, e da Policia Militar Ambiental. A ideia para a realização dessa atividade surgiu neste ano com a desova de mais de 100 tartarugas conhecida popularmente de Gigante ou de Couro (Dermochelys coriácea), no litoral de Vila Velha.

A expectativa é que cerca de 150 guarda-vidas que atuam na orla do município recebam esse treinamento. De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental, Lilia Paschoal, esse treinamento vai possibilitar uma agilidade no processo de atendimento aos animais marinhos. “Como eles estão sempre no local, essa capacitação vai ajudar para que eles identifiquem os animais e auxiliem as equipes de resgate”, declarou.

Sociedade

Com o mesmo objetivo, desde o mês de junho, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) do município vem trabalhando com as escolas. “O nosso propósito é educar a sociedade, principalmente as crianças, sobre a importância da preservação”, afirma a coordenadora de Educação Ambiental Lilia Paschoal.

A intenção é levar este tema para as escolas conscientizando os alunos sobre a importância da preservação destas espécies.

Pontos moeda