Geral

Inmetro anuncia que vai prorrogar prazo para venda de autopeças certificadas

Integram a lista componentes automotivos destinados à reposição: amortecedores da suspensão, bombas elétricas de combustível, buzinas ou equipamentos similares, lâmpadas, entre outros.

Componentes automotivos de reposição devem conter selo do Inmetro Foto: Divulgação

O Inmetro informou que vai prorrogar por 24 meses o prazo para que o comércio varejista de autopeças passe a comercializar produtos certificados, conforme a Portaria 301/2011. A certificação é compulsória, e o prazo para o varejo se adequar era 25 de julho.

No entanto, o Inmetro tomou a medida em resposta ao movimento dos sindicatos de todo o País, entre eles, o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos do Espírito Santo (Sinvepes), que pleitearam a postergação do período para vendas de peças ainda sem o selo do Inmetro.

Integram a lista sete componentes automotivos destinados ao mercado de reposição: amortecedores da suspensão, bombas elétricas de combustível para motores do ciclo otto, buzinas ou equipamentos similares utilizados em veículos rodoviários automotores, pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava (retenção), anéis de pistão, bronzinas e lâmpadas.

O vice-presidente do Sinvepes, Aurélio Cardoso da Fonseca, explicou que a iniciativa permitirá que os empresários do setor de autopeças ajustem seus estoques.

Ele destacou ainda que esta é uma importante conquista do segmento de autopeças, visto que, sem o adiamento, os varejistas sofreriam grande impacto com a medida. "Os produtos em questão, especialmente peças de motor, têm giro extremamente baixo. Com o prazo anterior, não haveria tempo hábil para comercializar os itens em estoque."

Em nota, o Inmetro esclarece que "disponibilizará nos próximos dias em consulta pública a proposta de prorrogação dos prazos para o varejo adequar-se ao Programa de Certificação Compulsória de Componentes Automotivos, após identificar dificuldades no cumprimento em seu monitoramento de mercado".

"Durante o período de consulta pública, todas as partes interessadas e a sociedade podem participar, enviando críticas e sugestões. Após a consolidação das contribuições, o Inmetro publicará portaria definitiva com os novos prazos de adequação".

Pontos moeda