Geral

Inscrições abertas para oficinas de cinema do 21º Vitória Cine Vídeo

21º Vitória Cine Vídeo contará com atividades voltadas para o aperfeiçoamento com oficinas de cinema com profissionais reconhecidos nacionalmente por seus trabalhos no cinema e na TV

Oficinas para formação profissional na área de audiovisual Foto: Divulgação

Excelente chance para formação na área audiovisual, este ano serão oferecidas três oficinas que serão conduzidas por profissionais renomados. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (25) até o próximo dia 05 de setembro.

Além de exibir uma extensa programação de filmes, o Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo contará com atividades voltadas para o aperfeiçoamento profissional. Este ano, o evento vai oferecer oficinas de cinema com profissionais reconhecidos nacionalmente por seus trabalhos no cinema e na TV.

O escritor e roteirista José Roberto Torero oferecerá a uma oficina de Roteiro, a cineasta e produtora capixaba Sáskia Sá vai ministrar a oficina de Produção e o consagrado diretor de cinema Jorge Bodanzky a oficina de Direção. As inscrições poderão ser feitas entre os próximos dias 25 de agosto e 05 de setembro.

As oficinas serão conduzidas de forma a apresentar aos participantes os principais conceitos e ferramentas para a escrita de roteiros, a direção de filmes e as etapas para a produção de um filme. As oficinas têm o objetivo de capacitar tecnicamente os interessados em entrar na cadeia audiovisual brasileira. Estudantes, profissionais e demais interessados com mais de 15 anos podem se inscrever. Cada uma das oficinas contará com 20 vagas.

Para se inscrever em uma das oficinas é preciso entregar 12 litros de leite (tipo longa vida integral) na sede da Galpão Produções até o próximo dia 05 de setembro no seguinte endereço:  Rua Professora Maria Cândida da Silva, 115, Bairro República – Vitória/ES. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h. Todas as caixas de leite arrecadadas serão doadas para o Hospital Santa Rita.

Sobre as oficinas e oficineiros

José Roberto Torero é escritor, cineasta, roteirista, jornalista e colunista Foto: Divulgação

A oficina de Roteiro será comandada por José Roberto Torero, entre os dias 12 a de 16 de setembro, das 8 às 12h. Escritor, cineasta, roteirista, jornalista e colunista, Torero é formado em Letras e Jornalismo, além de ter cursado pós-graduação em Cinema e Roteiro. Ele é autor de diversos livros, além de ter escrito diversos roteiros para cinema e tevê, como em Retrato Falado, da Rede Globo.

Na oficina de Roteiro serão abordadas as diferenças entre argumento e um roteiro de ficção. Os participantes aprenderão para que serve e como se formata um roteiro, como trabalhar os diálogos e as cenas, como transformar contos e histórias em roteiros e muitos outros aspectos relacionados à área.

Jorge Bodanzky é formado em cinema pela Escola de Design de Ulm, na Alemanha Foto: Divulgação

Outra opção é a Oficina de Direção, que será ministrada por Jorge Bodanzky. Formado em cinema pela Escola de Design de Ulm, na Alemanha, Bodanzky iniciou sua carreira como fotógrafo e sua estreia como diretor de cinema aconteceu na década de 1970, com “Iracema – uma transa amazônica”. Esse documentário ficcional, um dos filmes brasileiros mais premiados da década em festivais nacionais e internacionais, abriu caminho para uma sólida carreira, que inclui mais de 10 longas metragens e dezenas de documentários para as TVs brasileira, alemã, francesa e italiana, como diretor, fotógrafo e produtor.

Durante o curso de “Direção” serão discutidas as funções de um diretor de cinema a partir da análise de filmes de diversos formatos, tais como ficção, docudrama e documentário. Jorge Bodanzky também passará aos alunos noções de direção de ator, câmera, som, iluminação e montagem,  sempre através de exemplos e exercícios práticos.

Saskia Sá é mestre em Educação pela Ufes e cine-educadora com prática em educação de nível superior e oficinas de realização em diversas áreas do audiovisual Foto: Divulgação

Sob a condução de Sáskia Sá, uma outra opção é a oficina de Produção. Com trabalhos como diretora e produtora, Saskia Sá é mestre em Educação pela Ufes e cine-educadora com prática em educação de nível superior e oficinas de realização em diversas áreas do audiovisual. Também dirigiu e roteirizou curtas-metragens de ficção “A Fuga” e “Mundo Cão” e dos documentários “Moda e Vestuário Capixaba”.

Sáskia Sá também é empresária na Horizonte Líquido Produções Culturais. Já realizou trabalhos de direção de produção, assistência de direção, figurino e roteiro em vários filmes. É produtora na Mostra Produção Independente, da ABD Capixaba, além de atuar como júri e curadora de mostras e festivais de cinema e como avaliadora de diversos editais da área do audiovisual nacionais e internacionais. Foi presidente da ABD Capixaba, diretora da ABD Nacional e vice-presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros.

Serviço

Oficinas de Cinema no Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo – Hotel Ilha do Boi

Oficina de Direção com Jorge Bodanzky

De 12/09 a 16/09 – das 8 às 12h

Oficina de Roteiro com José Roberto Torero

De 12/09 a 16/09 – das 8 às 12h

Oficina de Produção com Sáskia Sá

De 12/09 a 16/09 – das 8 às 12h

Inscrições: mediante entrega de 12 litros de leite (tipo longa vida integral) até o próximo dia 05 de setembro. A entrega deve ser feita na Galpão Produções no seguinte endereço: Rua  Professora Maria Cândida da Silva, 115-A, Bairro República – Vitória/ES. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. As caixas de leite arrecadadas serão doadas para o Hospital Santa Rita, em Vitória.

Pontos moeda