Geral

Putin e Poroshenko terão encontro no próximo dia 26

Redação Folha Vitória

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, vai se reunir com o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, em Minsk, capital da Bielo-Rússia, no próximo dia 26, para discutir uma solução diplomática para o conflito iniciado há quatro meses no leste ucraniano, segundo o Kremlin.

O encontro, que também contará com a presença de autoridades da União Europeia, será o primeiro entre Putin e Poroshenko desde a reunião realizada na França em junho, pouco tempo antes de o líder ucraniano assumir a presidência.

Os esforços diplomáticos feitos até agora ainda não conseguiram conter conflitos entre forças do Exército ucraniano e separatistas no leste da Ucrânia. O anúncio da reunião veio após Kiev afirmar que recuperou os corpos de 15 civis que teriam sido mortos por rebeldes pró-Moscou em um ataque com foguete.

Kiev acusa a Rússia de ter ajudado os separatistas a tomarem o controle de várias cidades no leste com combatentes e armas. Moscou nega a acusação e afirma que a Ucrânia deu início a uma crise humanitária ao usar soldados para tentar conter o levante dos rebeldes.

Segundo Kiev, a reunião do dia 26 também discutirá questões de segurança energética e a implementação de um acordo comercial entre a Ucrânia e a UE. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda