Geral

Segunda dose de vacina contra HPV começa no dia 1º de setembro

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Danielle Grillo, a estratégia de vacinação no ES será mista, ou seja, nas escolas públicas e privadas e nas unidades de saúde

A dose protege contra diversos tipos de lesões e cânceres causados pelo vírus, principalmente o de colo de útero Foto: Divulgação

Começa no dia 1º de setembro a vacinação da segunda dose contra o HPV. No Espírito Santo, a expectativa é abranger 86.675 meninas. E para alcançar e até superar a meta do Ministério da Saúde, que é de vacinar 80% desse público-alvo, a estratégia será ofertar a vacina tanto nas escolas públicas e privadas. 

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Danielle Grillo, a estratégia de vacinação no Espírito Santo será mista, ou seja, nas escolas públicas e privadas e nas unidades de saúde. A maioria dos municípios capixabas aderiu à estratégia de vacinação nas escolas e estará responsável por entrar em contato com as escolas e fazer o agendamento da vacinação.

A coordenadora explica que a iniciativa de manter a vacinação nas escolas ajudará a garantir que as meninas que já receberam a primeira dose da vacina também recebam a segunda, o que é fundamental para garantir a proteção da adolescente até o recebimento da terceira dose daqui a 5 anos. Também ajudará àquelas na faixa etária de 11 a menores de 14 anos (13 anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não receberam a primeira dose.

Como nem todos os municípios farão ação nas escolas, a orientação é que, em caso de dúvida, os pais ou adolescentes procurem se informar na unidade de saúde mais próxima a sua residência, já que a vacinação contra HPV faz parte do calendário nacional de vacinação e está disponível nas unidades básicas de saúde para as adolescentes incluídas na faixa etária preconizada. 

Os pais que não quiserem que as meninas sejam vacinadas nas escolas terão de assinar um termo de recusa de vacinação, que é padrão e distribuído antes da ação na escola. Já nas unidades de saúde não há necessidade de autorização ou de acompanhamento dos pais ou responsáveis.

Danielle reforça a informação de que a faixa etária preconizada (11 a menores de 14) é para a primeira dose. Ou seja, as adolescentes que tinham 13 anos quando tomaram a primeira dose e agora já completaram 14 anos devem seguir o esquema vacinal e tomar a segunda dose. 

Reações

Em março, cerca de 20 meninas que tomaram a vacina passaram mal em uma escola do bairro Nova Brasília, em Cariacica, e precisaram ser socorridas por uma equipe do Samu e encaminhadas para o hospital São João Batista.

Em Viana, onze meninas da Escola Estadual Maria Novaes de Pinheiro passaram mal após receberem doses da vacina conta o HPV. As garotas desmaiaram e sentiram mal estar logo após a aplicação.

ES é o quarto Estado que mais vacinou meninas contra o HPV

Mesmo sendo alvo de algumas polêmicas, a vacinação de HPV, vírus que pode ser transmitido da mãe para o filho e causam a morte de 270 mulheres no mundo, alcançou a meta nacional e vacinou 83,5% do grupo prioritário. A meta era de 80%. No Espírito Santo, 77.966 meninas receberam a vacina. Proporcionalmente, o Estado foi o quarto do país em que mais vacinou com 89,95% da população.

Eventos adversos

Até o último mês de julho, 79.895 meninas receberam a primeira dose da vacina contra HPV no Espírito Santo. Desse total, 34 delas apresentaram eventos adversos sem gravidade (efeitos colaterais leves como dor de cabeça, mal-estar, náusea e desmaio). A coordenação lembra que esse tipo reação é esperado e reforça a importância da vacinação para proteger as meninas contra o vírus que pode levar ao câncer de útero.

Danielle Grillo explica, ainda, que o HPV pode acometer tanto mulheres quanto homens, contribuindo para o surgimento de câncer de vagina, ânus, vulva, pênis, além de causar verrugas genitais. 

A vacinação das adolescentes antes do início da vida sexual tem melhor resposta na proteção e ajuda a quebrar a cadeia de transmissão, já que aproximadamente 95% dos casos da doença são transmitidos por esse meio. Portanto, a ação terá impacto na redução de lesões em ambos os sexos.

HPV

Existem mais de 150 tipos de HPV (papilomavírus humano). A vacina oferecida gratuitamente pelo SUS protegerá contra quatro tipos - dois deles são responsáveis por verrugas genitais e os outros dois relacionados ao aparecimento de aproximadamente 70% dos casos de câncer de colo de útero gerados pelo vírus.

Ao todo, cada adolescente receberá três doses: a segunda deve ser aplicada seis meses depois da primeira e a terceira cinco anos após a dose inicial. Em 2015, a faixa etária visada será a de 09 a 11 anos e, a partir de 2016, as pré-adolescentes com 09 anos passarão a ser beneficiadas.

É importante ressaltar que a vacinação é uma ferramenta de prevenção, mas não substitui o rastreamento do câncer feito por meio do exame preventivo. Da mesma forma, a vacina não confere proteção contra outras doenças sexualmente transmissíveis e, por isso, é importante usar o preservativo.

Serviço

Quando: a partir de 1º de setembro.

Onde: nas unidades de saúde municipais. Já nas escolas públicas e privadas, cada município capixaba que aderiu a essa estratégia ficou responsável por combinar o agendamento com as instituições de ensino.

Quem: neste ano, o público-alvo são adolescentes de 11 a menores de 14 anos. 

Contraindicações: gestantes, pessoas que apresentam hipersensibilidade a algum componente da vacina, com história de hipersensibilidade imediata grave à levedura e quem já apresentou reação grave à dose anterior da vacina contra o HPV.

Meta: imunizar pelo menos 80% das 86.675 adolescentes capixabas, o que representa 69.340 meninas.

Pontos moeda