Geral

Vitória reduz em 40% o número de fumantes e promove ações antitabagismo

As US de Vitória irão realizar atividades para sensibilizar e orientar a população sobre os malefícios para a saúde e os danos econônimicos ocasionados pelo uso do tabaco

Unidades de saúde vão orientar as pessoas sobre os malefícios provocados pelo cigarro Foto: Divulgação/Prefeitura

Segundo o Ministério da Saúde, no período de 2006 a 2012, houve uma redução da prevalência de fumantes adultos na ordem de 20% no Brasil e de 40% em Vitória. Isso se deve ao desenvolvimento de ações em diferentes segmentos no combate ao hábito de fumar. Dentre essas ações, estão as atividades educativas realizadas nas unidades de saúde (US) da capital.

Nesta sexta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, as unidades vão realizar atividades para sensibilizar e orientar a população capixaba sobre os malefícios para a saúde e os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais ocasionados pelo tabaco. Veja a programação e onde buscar tratamento para parar de fumar.

Essas atividades estão integradas com a campanha "Agosto Azul", visando chamar a atenção do público masculino para os malefícios do uso do tabaco. Pretende, também, alertar para a importância da adoção de hábitos saudáveis de maneira que o curso da vida não seja interrompido precocemente.

"As unidades estarão trabalhando também com os jovens para reduzir a iniciação ao tabagismo", lembra a referência técnica do tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Eliane Moreira da Costa.

O fumo é capaz de causar diversas doenças nos homens de forma agressiva. Associado ao álcool, pode aumentar ainda mais o risco para tumores, como os da boca e da faringe, entre outras doenças. O fumante tem uma chance 1,5 vez maior de desenvolver a impotência sexual quando comparado ao homem não fumante.

Pontos moeda