Geral

População de cidade capixaba caberia dentro de um perfil do Facebook

O município Divino São Lourenço, situado na região sul capixaba, possui 4.699 habitantes e detém a marca de menos populoso no Estado

A pequena cidade capixaba de Divino São Lourenço Foto: Divulgação/Prefeitura

Com 4.699 habitantes, a chance de todos os moradores do município de Divino São Lourenço, no sul do Espírito Santo, se conhecerem é muito grande. Para se ter uma ideia do tamanho do local, toda a população local caberia dentro de um perfil do Facebook, que comporta no máximo 5 mil usuários. 

A pequena cidade capixaba foi povoada por descendentes de portugueses, africanos, italianos, libaneses e turcos e detém a marca do município menos populoso no Estado. 

Dos 78 municípios no Espírito Santo, nove possuem menos de 10 mil habitantes, são eles: Divino São Lourenço, Mucurici, Dores do Rio Preto, Ponto Belo, Alto Rio Novo, Apiacá, São Domingos do Norte, Vila Pavão e Ibitirama.

Eles juntos totalizam 68.268 habitantes, representando 1,88% do Estado, menos do que no município de Viana, que possui 73.318.

Dois municípios brasileiros têm menos de mil habitantes: Serra da Saudade (MG), com 822, e Borá (SP), com 835. Araguainha (MT) é o terceiro município menos populoso do país, com mil habitantes.

Segundo o Tecnologista do IBGE, Mauro Guimarães “essas estimativas são divulgadas anualmente para cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos. Além disso, o Tribunal de Contas da União também faz uso destes dados para calcular o fundo de participação dos Estados e Municípios”.

Pontos moeda