Geral

BR-101: Em dois segundos de distração risco de acidente cresce 100%

Em agosto deste ano o número de mortes no trecho da BR 101, entre Mucuri (Bahia) e Mimoso do Sul (divisa com o Rio de Janeiro), reduziu 38,4% se comparado ao mesmo período de 2013

Ações de conscientização acontecem na BR 101 durante a semana em comemoração ao dia nacional de trânsito Foto: Divulgação

Em apenas dois segundos de distração, cresce em 100% as chances de acidente. E isto é o que acontece com 76% dos motoristas que se distraem com outras atividades enquanto dirigem. No tempo de dois segundos gasto para atender uma ligação no trânsito, o carro percorre até 60 metros sem a atenção do condutor.

Essas são algumas das informações da concessionária Eco101 para os motoristas, como ação de conscientização durante a semana em comemoração ao dia nacional de trânsito, que acontece entre os dias 18 a 25 de setembro.

“É importante realizar campanhas de conscientização do motorista para que eles criem hábitos para uma direção segura. Contudo, vale ressaltar que a segurança no trânsito não se dá apenas com investimentos isolados, precisamos de um conjunto de fatores para reduzir o número de acidentes nas rodovias”, disse o gerente de operações da Eco101, Valter Henrique Fernandes.

Segundo a concessionária, no mês de agosto deste ano o número de mortes no trecho capixaba da BR 101, entre Mucuri (Bahia) e Mimoso do Sul (divisa com o Rio de Janeiro), teve queda de 38,4% se comparado ao mesmo período de 2013. “Este resultado é fruto das melhorias realizadas pela concessionária, de uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e principalmente da conscientização do usuário”, acredita Valter.

Veja mais dicas de como evitar acidentes

- Carro cheio leva mais tempo para atingir a velocidade. Além disso, a distância da parada pode aumentar em mais de 10%. Por exemplo, se a 80 Km/h é preciso 45 metros para a parada total, com o veículo carregado são necessários 50 metros. Portanto, cuidado ao pegar a estrada com o carro cheio.

- Mantenha-se no mínimo a dois segundos de distância do carro a sua frente. Isso assegura uma margem para evitar possíveis colisões e imprevistos.

- Reduza a velocidade quando há água na pista. Com a pista molhada, a aderência do pneu diminui e deixa todos em risco.

- Na neblina use sempre farol baixo. A luz alta prejudica ainda a visibilidade, criando borrões na névoa, atrapalhando a sua noção de distância.

- Dirigir falando ao celular, ou mandando mensagens de texto, aumenta em 23 vezes o risco de acidentes.

- Coloque toda a bagagem no porta-malas. Em caso de acidente ou de manobra brusca, todos os objetos soltos dentro do carro são arremessados, multiplicando o peso e podendo feri-lo gravemente.

- Se o pneu estourar com o carro em movimento, não pise no freio. Mantenha o carro em linha reta e reduza a velocidade apenas tirando o pé do acelerador. Quando tiver recuperado o controle do veículo, sinalize e cuidadosamente saia para o acostamento.

- Leve recém-nascidos no bebê-conforto de costas para o painel. Assim você protege a cabeça, o pescoço e a coluna do bebê em caso de freada brusca ou batida. Crianças de até 1,40 metro devem ir na cadeirinha. Ambos sempre no banco traseiro, presos no cinto de segurança de três pontos.

- Descer ladeiras em ponto-morto coloca a segurança de todos em risco, além de ser proibido pelo código de trânsito. Na eventualidade de precisar pisar forte nos freios, seu grande esforço pode levar pastilhas e disco de freio ao superaquecimento, deixando o veículo totalmente sem freios.

As dicas foram retiradas da cartilha Dicas Salvam Vidas desenvolvida com o apoio do piloto e psicólogo, Roberto Manzini.

Pontos moeda