Geral

Ciclofaixa no Centro de Vitória: alegria para ciclistas, transtorno para motoristas

O Dia Mundial sem Carro começou com engarrafamento, principalmente no Centro de Vitória. Em comemoração a data, a prefeitura transformou o estacionamento das docas em ciclofaixas

O trânsito ficou complicado na manhã desta segunda-feira (22), no Centro Foto: Reprodução/TV Vitória

Se por um lado os ciclistas estão felizes pela implantação da ciclofaixa no Centro de Vitória, nesta segunda-feira (22), no Dia Mundial sem Carro, os motoristas que não puderam celebrar a data tiveram dor de cabeça com os transtornos no trânsito.

O Dia Mundial sem Carro começou com engarrafamento, principalmente no Centro de Vitória. Em comemoração a data, a prefeitura transformou o estacionamento das docas do Porto de Vitória em ciclofaixas, via exclusiva para bicicletas.

No Dia Mundial sem Carro, cicloativistas avaliam melhorias para o trânsito de Vitória

Às 9 horas, o trânsito no Centro de Vitória estava congestionado. Em dias normais, no horário, o fluxo de veículos é bem menor. Já a ciclofaixa, onde se esperava bastante ciclistas, o movimento de bicicletas foi raro. O que mais se via são pedestres.

Quem usa o veículo de duas rodas, aprovou a mudança e espera que a implantação da ciclofaixa seja definitiva. “Nossa. Maravilhoso. Adorei. Agora eu gasto 15 minutos para chegar no trabalho”, disse uma ciclista.

Para os motoristas que precisaram de vagas de estacionamento, a alteração na Avenida Elias Miguel causou transtornos. “Tem dia, como hoje, que é muito difícil encontrar vaga para estacionar”, contou um motorista.

Ciclofaixa foi instalada no estacionamento do Porto de Vitória, no Centro Foto: Reprodução/TV Vitória

O Dia Mundial sem Carro é uma campanha realizada em várias cidades do mundo. O objetivo é estimular a reflexão e discussões sobre o uso excessivo de automóveis, mas a equipe de reportagem da TV Vitória registrou nas avenidas da Capital é que pouca gente se sente incentivado a deixar o carro em casa.

Por volta da 10 horas, as alterações no trânsito do Centro de Vitória continuavam refletindo no fluxo de veículos. O congestionamento continuava por quilômetros e se estendia até a BR-262, em Cariacica.

O engarrafamento chegou até o trevo de Alto Lage, em Cariacica. Durante toda a manhã, no sentido Vitória-Serra, rodovia federal, Segunda Ponte e Cinco Pontes ficaram engarrafadas.

O espaço para as bicicletas vai funcionar durante toda esta segunda-feira (22). A ciclofaixa, atualmente é aberta nos domingos e feriados, mas a Prefeitura de Vitória pretende tornar a via permanente, já a partir do próximo mês.

Pontos moeda