Geral

Dengue mata 13 capixabas em quase nove meses

De acordo com o boletim epidemiológico, entre o dia 29 de dezembro do ano passado e o último sábado (13) 21.816 casos foram notificados no Estado

Até setembro 483 suspeitas eram da forma grave da doença Foto: ​Divulgação

Os casos de dengue no Espírito Santo continuam crescendo. Mais de 1400 casos da doença foram registrados no Estado apenas entre agosto e setembro deste ano. Segundo dados do boletim epidemiológico, divulgado nesta quinta-feira (18), entre o dia 29 de dezembro do ano passado e o último sábado (13) 21.816 casos foram notificados.

No último boletim, divulgado em agosto deste ano, o número de casos era de 20.325, além de 11 mortes pela doença. O número de pessoas que morreram também cresceu. Até o último dia 13, mais dois casos foram registrados. Dos 21.816 casos de dengue, 483 suspeitas da forma grave foram registrados. 

Todas as informações foram enviadas para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) até o dia anterior à divulgação do boletim epidemiológico. 
 
Como se prevenir
 
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Pontos moeda