Geral

Imprudência é principal causa de acidentes em cruzamento no Centro de Vitória

Moradores afirmam que todos os dias é possível registrar casos de atropelamento e colisões entre as avenidas Presidente Florentino Avidos e República

O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira (10) Foto: Folha Vitória

Os acidentes no cruzamento entre as avenidas Presidente Florentino Avidos e República viraram rotina para quem mora e trabalha no Centro de Vitória. Todos os dias colisões entre carros, motos, ônibus e atropelamentos são registrados por quem passa no local.

Na manhã desta quarta-feira (10), um leitor do Folha Vitória flagrou mais um acidente na região. Um motociclista ficou ferido após cair da moto e precisou ser socorrido por uma equipe do Samu.

Em maio, um carro que levava uma mulher que estava com um braço enfaixado, vítima de outro acidente, colidiu com um caminhão no cruzamento. A polícia esteve no local, mas cada testemunha dava uma versão para o ocorrido. Também no mesmo mês, um motociclista foi atingido por um carro de passeio ao tentar sair da Avenida Florentino Avidos e entrar na Avenida República.

Já no mês abril, uma mulher e um casal de idosos ficaram feridos em um acidente entre dois carros de passeio no cruzamento. De acordo com a Guarda Municipal de Trânsito, um Fiat Pálio, que seguia pela Avenida República, avançou o sinal vermelho e bateu na lateral do outro veículo, um Jac3 prata, que rodou na pista, capotou e parou em frente a uma lanchonete.

Esses foram apenas alguns dos casos registrados. De acordo com especialistas em trânsito, o que também acontece no local é a imprudência. Isso porque muitas pessoas atravessam fora da faixa de pedestres ou quando o semáforo está aberto para os veículos, além dos motoristas passarem em alta velocidade.

Segundo o especialista em trânsito Luciano Bertolani, é necessário chamar a atenção da população para ter mais cuidado. “Se vários acidentes acontecem no local, é necessário mais orientação da Guarda de Trânsito. A prefeitura também pode estudar os pontos mais críticos, chamados de ‘ponto negro’ da cidade, para saber quais intervenções devem ser feitas”, explicou.

Acidentes no cruzamento são frequentes Foto: Folha Vitória

Ainda de acordo com Bertolani, o local é bem sinalizado e há faixa de pedestres. “O que na maioria das vezes acontece são pessoas não respeitando a sinalização e motoristas em alta velocidade. Uma solução bacana e atual é o radar móvel. Como no local é um ponto que facilita os motoristas a pegarem velocidade, esse tipo de radar pode flagrar esses veículos”, destacou.

A Prefeitura de Vitória informou que mantém os semáforos e as sinalizações horizontais, como faixas de pedestres, de fluxo de veículos e faixas zebradas, proibindo estacionamentos, em boas condições. A última manutenção, segundo eles, feita na sinalização da região foi há menos de duas semanas. 

A Prefeitura acrescentou que esse cruzamento possui tanto o semáforo principal como o semáforo repetidor, justamente para chamar ainda mais a atenção do condutor à sinalização do cruzamento. A PMV disse também que mantém agentes de trânsito no cruzamento pela manhã para controlar o fluxo e evitar interrupção das vias.

Pontos moeda