Geral

Início da Primavera pode ser com chuva em todo o Espírito Santo, segundo Incaper

A primavera pode ser uma estação de transição entre o inverno e o verão, e o capixaba poderá observar mudanças nas condições do tempo. Neste período, dias e noites têm a mesma duração

A primavera é a estavção mais florida do ano Foto: Divulgação

A estação mais florida do ano começa nesta segunda-feira (22) com previsão de chuva em todo o Estado, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). 

A primavera pode ser uma estação de transição entre o inverno e o verão, e o capixaba poderá observar mudanças nas condições do tempo. 

 “A expectativa é de que, ao longo deste trimestre, haja um aumento médio das temperaturas. Isto ocorre devido à diminuição gradativa da frequência das incursões de ar frio no Estado, em razão da diminuição do avanço das frentes frias pela região. Em relação às chuvas, a tendência é deque o volume mensal deve aumentar nesta época devido ao aumento dos índices de umidade doar, principalmente nos meses de novembro e dezembro, o que deve contribuir para que o total de chuva acumulada neste período seja normal ou ligeiramente acima do normal no Espírito Santo,marcando a passagem do inverno frio e seco pra o verão quente e chuvoso”, explica o metereologista do Incaper Hugo Ramos.

Neste período, dias e noites têm a mesma duração. No estado do Espírito Santo, os meses de outubro, novembro e dezembro, que compreendem o período da estação, são os meses mais chuvosos do ano. Nesta época, ainda há a passagem de frentes frias de fraca intensidade acompanhadas de massas de ar frio, que provocam quedas ocasionais de temperatura, principalmente na região Serrana. 

O período é marcando pela passagem de uma estação seca para a estação chuvosa, onde se iniciam as pancadas de chuva no final da tarde ou à noite devido ao aumento gradativo das temperaturas e dos índices de umidade. A média acumulada de precipitação para a estação fica acima dos 600 mm na região do Caparaó capixaba e região Serrana, entre 500 e 600 mm no sul e entre 400 e 500 mm nas demais regiões. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 26,0 ºC na região serrana e 30,0 ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 16,0 ºC na região serrana e dos 20,0 ºC nas demais regiões.

A primavera é a época de reprodução de muitas espécies vegetais. O florescimento de diversas das plantas ocorre nesse período. Por isso, a estação é conhecida como temporada das flores. No Espírito Santo, cerca de 1.500 produtores de flores recebem assistência do Incaper. A floricultura está presente em 40 municípios capixabas, e ocupa uma área de aproximadamente 200 hectares. O Espírito Santo é referência nacional na produção de orquídeas, e exporta copo-de-leite e junco para São Paulo.

Para a terça-feira (23), tem variação de nebulosidade em todo o Espírito Santo. Não chove no centro-oeste capixaba. No litoral, maior chance de chuva rápida e fraca no início do dia e à noite. Nas demais áreas, chuva passageira  ocasional.
Na quarta-feira (24), a previsão é de muita nebulosidade e chuva ocasional a qualquer hora em quase todo o norte capixaba, exceto no sul da região Noroeste, onde o tempo será de variação de nebulosidade, mas não há expectativa de chuva. Na Grande Vitória e no litoral sul, muitas nuvens e chuva passageira principalmente pela manhã e a noite. Nas demais áreas do Estado, o sol aparece entre nuvens, mas não há previsão de chuva.

As temperaturas neste período devem variar entre 12 °C e 25 °C na região Serrana e entre 12 °C e 34 °C nas demais regiões. 

Pontos moeda