Geral

Maioria da população capixaba é formada por brancos e mulheres

Estudo por amostragem investiga características gerais da população, educação, trabalho e renda. Levantamento regional e nacional auxilia a formulação e avaliação de políticas

PNAD avaliou população capixaba em 2013 Foto: Divulgação

Uma população essencialmente capixaba, urbana, de maioria autoconsiderada parda ou branca e equilibrada na questão do gênero. Essas e outras características foram traçadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada em 2013 no Espírito Santo.

O estudo, realizado anualmente em todos os estados brasileiros, investiga características gerais da população, de educação, trabalho e renda, além de outras com periodicidade variável, de acordo com as necessidades de informação para o País. 

Com base em um grupo de 3849 pessoas de 24 municípios capixabas, a PNAD traçou um perfil da população do Estado em 2013. Do total de moradores entrevistados, 80,5% nasceram no Espírito Santo; do restante, 7,2% vieram de Minas Gerais, 5,1% da Bahia e 2% do Rio de Janeiro, estados vizinhos ao ES. A maioria, 86%, mora em cidades. 

O número de mulheres é um pouco maior que o de homens: 51% das pessoas são do gênero feminino. Quanto à classificação étnica, 90% se autodeclararam pardos ou brancos (51% e 39%); 9,5% se disseram negros e menos de 1% se consideraram amarelos ou indígenas.

Maioria em idade adulta

A maior parte da população está entre as idades de 20 e 39 anos – 32,1%. Crianças e adolescentes de até 19 anos constituem 29,3% da população capixaba, segundo o que aponta o estudo. A terceira maior faixa etária é a que engloba as idades entre 40 e 59 anos: 25,6%. Os demais 13% são formados por pessoas na terceira idade (a partir dos 60 anos). 

Pesquisa para tomada de decisão

O levantamento das estatísticas regionais e nacionais que formam a PNAD serve de instrumento para formulação, validação e avaliação de políticas orientadas para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria das condições de vida no Brasil.

Pontos moeda