Geral

Praia do Canto, Ilha do Boi e Bento Ferreira têm calçadas e canteiros reformados

Manter essa estrutura viária em condições básicas de uso é tarefa de todos. A Regional 5 da Secretaria Municipal de Obras (Semob) está com duas frentes de trabalho em andamento

Meio-fio da saída da Curva da Jurema foi levantado e ganhou grama Foto: Divulgação/Prefeitura/ Semob Regional 5

As calçadas são importantes estruturas para os pedestres e cadeirantes. Já quem usa o transporte coletivo as tem como único suporte para concluir o trajeto até o seu destino com segurança e tranquilidade. Vitória tem 610 quilômetros de vias para veículos e pelo menos o dobro de calçadas (1.220 quilômetros).

Manter essa estrutura viária em condições básicas de uso é tarefa de todos. A Regional 5 da Secretaria Municipal de Obras (Semob) está com duas frentes de trabalho em andamento e já concluiu outras quatro reformas recentemente.

César Hilal

Na avenida César Hilal, em Bento Ferreira, no trecho entre as ruas Desembargador Ferreira Coelho e Duckla de Aguiar (acesso à Terceira Ponte), 300 metros do canteiro central estão em reforma. O piso em placas e grama está sendo substituído por um passeio liso e contínuo no centro, com gramado nas margens da pista.

A reforma é necessária em função do rebaixamento do piso com os recapeamentos na via. Nesse trecho, os veículos estavam aproveitando o meio-fio baixo e passavam sobre a calçada nos horários de pico no trânsito, colocando em risco os pedestres e os veículos que seguiam em sentido contrário.

Curva da Jurema

Também está em andamento a reforma do canteiro na saída de veículos da Curva da Jurema. O meio-fio está sendo levantado e onde não havia vegetação está sendo plantada grama. O passeio será concretado para dar segurança aos pedestres. Embora não seja um local adequado para travessia de pedestres na avenida Américo Buaiz, a Regional 5 está implantando a calçada cidadã.

lha do Boi

Na Ilha do Boi, a Administração Regional 5 concluiu a reforma da calçada e o guarda-corpo da rua Kleber Andrade. O trabalho recuperou 360 metros de calçada, enquanto o guarda-corpo foi reformado e repintado nas mesmas cores de um condomínio da região, mantendo a harmonização.

O local apresentava piso irregular, com áreas em paralelepípedo e outras em grama. O guarda-corpo estava com as ferragens expostas em função da maresia, enquanto o reboco encontrava-se trincado e deteriorado.

Na entrada da Ilha do Boi, a calçada acabou de ser reformada. Nos locais onde o piso apresentava irregularidades, houve a retirada do material antigo e, agora, as pessoas que caminham ou correm na área podem curtir o passeio sem receio de tropeços ou sem medo de pisar em falso em uma trinca ou buraco.

Praça dos Desejos

Andar pela Praça dos Desejos ficou ainda mais agradável com a conclusão dos serviços de reforma e construção de uma nova área de caminhada onde existiam quiosques. Eles foram demolidos e deram lugar a uma nova área de grama e calçadas em tijolos de cimento colorido.

 O trabalho foi uma parceria entre as secretarias municipais de Obras (Semob), Serviços (Semse) e Meio Ambiente (Semmam), demolindo as estruturas em concreto, refazendo as calçadas e plantando a grama na região.

A calçada em frente à praça, na calçada da avenida Saturnino de Brito que fica ao lado dos prédios, foi totalmente refeita. Onde existiam placas de concreto e grama foi feita calçada cidadã, em um trecho de 510 metros, que inicia na rua Chapot Presvot e vai até a avenida Desembargador Santos Neves.

Pontos moeda