Geral

Aparelhos vão medir volume de água da chuva e alertar moradores em nove bairros de VV

Segundo Fabiana Maioral, secretária de Prevenção e Combate à Violência de Vila Velha, os pluviômetros enviam dados em tempo real à Defesa Civil

Foto: Divulgação/Prefeitura

A Prefeitura de Vila Velha instalou, neste ano, nove pluviômetros, distribuídos por toda a cidade, para monitorar o volume de chuva que cai no município. Os equipamentos foram instalados dentro do programa Pluviômetros nas Comunidades, da Cemaden, que tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.

Segundo Fabiana Maioral, secretária de Prevenção e Combate à Violência de Vila Velha, os pluviômetros enviam dados em tempo real à Defesa Civil. “Com a instalação desses equipamentos, a Defesa Civil Municipal terá um controle maior sobre o efeito das variações climáticas, o que resulta em um trabalho preventivo ainda melhor. Isso contribuirá nas tomadas de decisões da equipe e na preparação da população em possíveis estados de atenção ou alerta”, explica.

Fabiana destaca ainda que as informações, em tempo real, geradas por cada equipamento, estão disponíveis também à população. “Existe um link que a população pode acessar as informações de cada pluviômetro separadamente. E esse acesso é gratuito”, finaliza.

Os bairros e locais onde foram instalados os equipamentos são: Aribiri, Centro, Coqueiral de Itaparica, Divino Espírito Santo, Guaranhus, Jaburuna, Terra Vermelha, Vale Encantado e ainda, no 38º Batalhão de Infantaria. Para ter acesso às medições dos pluviômetros, basta clicar aqui.

Como funciona

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar.

Os aparelhos conseguem indicar o volume em litros de água que caíram em um metro quadrado de área. Sendo assim, uma chuva de 20 mm corresponderá à precipitação de 20 litros de água por metro quadrado.

Pontos moeda