Geral

Chuva de meteoros do cometa Halley ainda pode ser vista na noite desta terça-feira

Qualquer pessoa pode ver a chuva, desde que esteja longe de luzes; Pedaços de poeira e rochas deixados pelo cometa entram em contato com a atmosfera e provocam o fenômeno

Chuva de meteoros provocada pelo cometa Halley Foto: Reprodução

Os fãs de astronomia terão um presente durante a noite desta terça-feira (21). A chuva de meteoros Orionídeas, que aconteceu entre a noite desta segunda-feira (20) e esta madrugada, deixou rastros luminosos no céu. No auge do fenômeno, poderão ser observados até 25 meteoros por hora, se as nuvens não atrapalharem a visão, a partir das 20h10. A ausência de uma lua muito brilhante também deve ajudar na visualização dos meteoros. 

Os meteoros são, na verdade, pedaços de poeira e rochas deixados pelo cometa Halley. Quando a Terra se aproxima da órbita do cometa, o fenômeno acontece. A próxima aparição do cometa Halley acontecerá só em 2062, mas a chuva de meteoros é visível todos os anos por volta desta data. 

Para ver os meteoros, é preciso encontrar um lugar longe das luzes para que os olhos possam se adaptar à escuridão. Os rastros de luzes no céu poderão ser vistos até a noite do próximo dia 29, com a intensidade variando entre 20 a 60 meteoros por hora.

Nordeste

Na noite da última quarta-feira (15), moradores de várias cidades dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte relataram ter visto um clarão no céu. De acordo com a Sociedade Astronômica do Recife, a misteriosa "bola de fogo", relatada por centenas de pessoas por meio das redes sociais, faz parte do fenômeno chamado chuva de meteoros Orionídeas, que teve início no dia 14 e terminará no dia 29 deste mês.

Pontos moeda