Geral

Chuva no ES: Seguro é obrigado a cobrir prejuízos de carros após alagamentos

Desde 2004, a Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia federal que regulamenta o setor, definiu a submersão do veículo como um dos riscos básicos.

A chuva forte deixou ruas completamente alagadas na Grande Vitória e muitos carros foram atingidos. Foto: Leitor | WhatsApp Folha Vitória

Os motoristas sofreram com os longos congestionamentos causados pelas chuvas que atingiram a Grande Vitória, na quinta-feira (30).  Vários locais ficaram alagados, deixando carros submersos na água. A primeira providência a se tomar é fazer contato com a seguradora do veículo. Desde 2004, a Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia federal que regulamenta o setor, definiu a submersão do veículo como um dos riscos básicos.

Confira os estragos das chuvas de quinta-feira (30)

Sendo assim o seguro do carro que cobre roubo, incêndio, colisões agora também são obrigados a cobrir submersão do veículo, mesmo quando ele está estacionado no subsolo. Se a água invadiu o carro e a proteção não constar na apólice do seguro, a seguradora é desobrigada a cobrir, a dica é ler com cuidado as letras miúdas do contrato.

De acordo com o corretor de seguros Ralph Soares Cardoso, alagamentos são cobertos pelo risco básico. “O cliente não pode agravar a situação, não pode ver uma barreira d’água e querer ultrapassar, por exemplo”, contou. A seguradora não paga se houver o que é chamado, tecnicamente, de “agravamento de risco”. Apesar da atitude do condutor ser um caso difícil de provar, a recomendação dos especialistas em seguros é evitar correr riscos.

Para aqueles veículos que ficaram apenas molhados por dentro pelas chuvas, existe uma cláusula especial nos contratos de seguros, que cuida da higienização do veículo nesse caso e custa segundo especializar em torno de R$60. 

Quem teve a placa de seu veículo perdida na chuva da última quinta-feira (30) pode ter a chance de encontrá-la. Internautas criaram uma página no Facebook para ajudar motoristas que passaram pelo sufoco e perderam a identificação obrigatória do carro.

Pontos moeda