Geral

Enem 2014: tecnologias ajudam alunos a garantirem bons resultados na prova

Papel, lapiseira, borracha e caneta marca texto são ferramentas indispensáveis, mas não as únicas, para quem quer se dar bem na prova do Enem, que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro

Aplicativos de celular são utilizados como ferramentas de estudo Foto: Reprodução

Faltam poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os estudantes estão aderindo às novas tecnologias para auxiliar nos estudos. Está no DNA dos jovens a facilidade com itens tecnológicos, mas a novidade é o uso de vários aplicativos e ferramentas na internet, até grupos no whatsapp para tirar dúvidas e aperfeiçoar o aprendizado.

Papel, lapiseira, borracha e caneta marca texto são ferramentas indispensáveis, mas não as únicas para quem quer se dar bem na prova do Enem, que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro em todo o Brasil.

Um grupo de estudantes que vai prestar o vestibular para medicina na Ufes chega a passar 12 horas por dia estudando. “Eu tenho aula de 7 da manhã até às 12h30, e depois do almoço estudo de 14 às 21 horas”, contou a estudante Hanna Shantala Pontes.

Além dos tradicionais matérias de estudo, a cada ano que passa os alunos podem contar com novas tecnologias que buscam facilitar ainda mais o aprendizado. Por meio de aplicativos o estudante Caio Furtado revisa questões, consulta formulas e aprende com ferramentas ao alcance das mãos.

“Esse aplicativo (Pense+ Enem) ajuda, mas na hora não poderá usar. A vantagem é utilizar para reduzir tempo, e poder fazer mais exercícios, e assim, praticar mais. Porque só com exercício que poderá testar o aprendizado”, informou Caio.

Existem diversos aplicativos de celular disponíveis para download só para o Enem, mas além deles, existem os grupos de alunos em aplicativos de conversa que ajudam a tirar dúvidas para o vestibular.

“As pessoas estão sempre com o celular na mão, então é uma forma rápida de tirar dúvida ter mais opiniões sobre determinado assunto”, disse a estudante Taliane Camilo. 

A prova do Enem é a mais esperada do ano e avalia conhecimentos obtidos até o término do ensino médio. O resultado do Enem é usado como parte do processo seletivo de centenas de instituições de ensino superior públicas e privadas, inclusive a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). 

Em uma rede de ensino particular da Grande Vitória, que oferece um curso pré-Enem, o coordenador da unidade, Adolfo Wanzeller, informou que o colégio disponibiliza, na internet, vídeo aula que ajuda no estudo fora de sala de aula.

Aplicativos para o Enem

Appprova - é um jogo que testa conhecimentos em questões do Enem e dos principais vestibulares do País. São mais de 9 mil questões já analisadas que contemplam tanto questões do modelo de disciplinas tradicionais quanto questões multidisciplinares. 

Questões Enem - o aplicativo apresenta um banco de dados que reúne todas as questões do Enem, de 2009 a 2013, para que o aluno possa testar seus conhecimentos e se preparar melhor para as provas.

Pense + (Enem)- traz simulados do Enem com questões divididas por disciplinas (história, geografia, inglês, ciências, matemática etc.), sistema de busca, gabarito com respostas e a possibilidade de salvar os testes para avaliar a evolução do desempenho.

Nota 10 (Simulados do Enem)- o App dá acesso a diversos simulados preparativos para o Enem. O usuário pode montar o seu próprio simulado definindo as matérias de interesse, número de questões e se quer ou não usar o cronômetro de tempo para fazer as provas.

Estudavest - um dos maiores sites de questões para o Enem e outros vestibulares do Brasil. É possível estudar as questões cadastradas escolhendo a disciplina e a área específica e testar os conhecimentos participando dos desafios e simulados exclusivos do espaço.

+ Questões Enem - além de apresentar simulados, o App oferece vídeos explicativos de cada questão do Enem. Elabora um ranking obedecendo ao desempenho de cada participante. Ideal para estudantes sem tempo que aproveitam pequenos momentos, como no ônibus, para estudar.

Enem quase lá - App gratuito para Android que oferece questões do Enem 2010 e 2011 para os estudantes praticarem os conhecimentos. É possível escolher entre cinco planos de estudo predefinidos ou montar um 
plano próprio.

Acheprovas - Aplicativo para Android, Windows Phone e web, permite baixar e visualizar as provas do Enem e de vários vestibulares do Brasil. Com ele, o usuário pode ver o que já caiu e assim se preparar para a próxima prova.

Enemwars - a ideia do jogo é ajudar no treinamento de interpretação de texto para jovens estudando para o Enem, tendo como pano de fundo o mundo dos asteroides.

Para estudos em geral

Myscript Calculator - uma calculadora bem diferente das tradicionais, que consegue interpretar números, sinais e símbolos matemáticos desenhados na tela para resolver as operações em seguida. Um App muito bom, mas só para verificar resultados e cálculos, já que os exames não permitem o uso de calculadora. 

Fórmula free – o App reúne fórmulas das várias áreas da matemática. Com uma interface muito simples, também oferece conversor de medidas e recursos para calcular valores de triângulos e outras figuras geométricas.

Fórmulas para concursos - o aplicativo é uma ótima biblioteca de fórmulas para de física, química e matemática. Conta com materiais bem mais avançados do que normalmente se exige em vestibulares e outros exames ao alcance do aluno por meio de poucos toques.

Mecânica - para quem busca dicas e ensinamentos de física, o App cumpre bem o papel. Apresenta esquemas bem explicativos da disciplina e oferece inclusive desenhos e gráficos que ajudam bastante o estudante a entender a matéria.

Michaelis nova ortografia - a redação escrita de vestibulares e concursos só será corrigida com base no último acordo ortográfico a partir de 2016. Mas vale saber sobre as novidades acertadas. Com o App, o estudante encontra explicações objetivas e exemplos a respeito das mudanças para escrever corretamente.

Aprenda jogando

Filosofighters - cada jogador escolhe o seu filósofo favorito e o põe para sair no tapa com o escolhido por um adversário. À medida que a luta ocorre, o jogador aprende sobre sua linha de pensamento, sua história e suas ideias, com textos acessíveis e gostosos de ler.

Jogo do arqueólogo - o jogador recebe cartas com acontecimentos históricos e tem de cavar fundo para encontrar respostas.

Pontos moeda