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Engenheiro sugere projeto para acabar com congestionamento na Terceira Ponte

De acordo com o engenheiro e empresário da construção civil, a proposta é simples e além de custo reduzido não traz grande impacto ao tráfego de veículos durante a sua implementação

O projeto tem intenção de reduzir o gargalo da Terceira Ponte nos horários de pico Foto: Josué de Oliveira

O engenheiro civil capixaba Luiz Carlos Menezes desenvolveu um projeto para a redução do gargalo nos horários de pico na Terceira Ponte. A proposta consiste na criação de mais uma faixa em cada sentido da via sem alterar a largura estrutural da ponte, se assemelhando ao que foi realizado na Ponte Rio Niterói.

De acordo com o engenheiro, Luiz Carlos Menezes a proposta é simples e além de custo reduzido não traz grande impacto ao tráfego de veículos durante a sua implementação. A largura utilizada nas pistas na Terceira Ponte são de 3,50 metros, superior ao mínimo exigido nas normas técnicas para vias urbanas, que são de 2,70 metros.

“Além disso, a estrutura de concreto central (chamada de mediana) atualmente possui largura de dois metros e poderiam ser trocadas por medianas mais esbeltas de 30 centímetros”, informou o engenheiro.

Na proposta de Luiz Carlos ainda consta a colocação de um mureta metálica com altura de 1,80 de altura. “Na Rússia, 90% das pontes utilizam estruturas de guarda-corpo metálicas, assim como em tantas outras pontes por todo o mundo”, informou. Menezes já calculou em seu projeto faixas para o BRT, sistema que vai agilizar o transporte de passageiros na Grande Vitória.

Segundo o engenheiro, a proposta por ele apresentada tem valor estimado em R$ 40 milhões. “Bem diferente dos R$180 milhões apresentado no estudo de uma empresa alemã, contratada pela Rodosol há dois anos, para a ampliação da largura da ponte caber essas duas faixas extras”, disse Menezes. 

Luiz Carlos diz que não tem interesse comercial com este projeto. "Nasci no Centro de Vitória e quero ver a cidade crescer e melhorar, também sofro com os congestionamentos e busco alternativas de melhorias, por isso, sou conselheiro do PDU e do Comuttran (Conselho Municipal de Transporte e Trânsito de Vitória)”.

Proposta apresentada à Rodosol e ao Governo do Estado em 2012

Situação atual da Terceira Ponte, com 02 faixas em cada sentido da via. Foto: Divulgação

 

 

Situação proposta para a Terceira Ponte, com 06 faixas de tráfego. Foto: Divulgação

 

Ponte Rio Niterói com 06 faixas de tráfego. Foto: Divulgação

 

Situação atual da Ponte Rio Niterói com 08 faixas de tráfego. Foto: Divulgação
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