Geral

Escola de Mimoso do Sul arrecada cabelos para doar a pacientes com câncer

A ação tem como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a doença, além de incentivar o corte de cabelo para doação aos pacientes do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim

Cortar os cabelos é uma atitude simples, mas, ao doar os fios capilares para pessoas em tratamento do câncer, pode se transformar em uma ação social positiva. Essa é a finalidade do projeto “Mosenhor com Cor e Atitude no Mês de Outubro: doar um ato cor-de-rosa”, que será realizado até o final deste mês na Escola Estadual Monsenhor Elias Tomasi, em Mimoso do Sul. A ação tem como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a doença, além de incentivar o corte de cabelo para doação aos pacientes do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim.  

No “Salão Rosa” montado na escola, os estudantes podem cortar os cabelos gratuitamente, porém, os interessados devem ceder no mínimo 12 centímetros dos fios capilares. O local funciona sempre às quintas e sextas-feiras, das 18 às 22 horas.  Alguns salões de beleza e barbearias de Mimoso do Sul também aderiram ao projeto e oferecem cortes de cabelos sem custos aos doadores. Além da escola, pela cidade também há diversos postos alternativos para a entrega dos fios como igrejas, academias, dentre outros estabelecimentos. 

“Além de mudarem o visual, os doadores estão contribuindo para uma causa bastante importante e que irá proporcionar uma melhora significativa na vida dos pacientes acometidos pelo câncer”, destacou a professora Regina Fontes.  Para reforçar ainda mais o projeto, todas as sextas-feiras mulheres vítimas do câncer de mama ministram palestras onde relatam experiências e desafios que tiveram de enfrentar desde o diagnóstico da doença até a finalização do tratamento. “Os estudantes ficaram surpreendidos ao saber que o câncer é uma doença letal, mas que tem cura se tratado rapidamente e de maneira correta”, salientou a professora.  

Outra atração é a arrecadação de lenços para que as pacientes possam usar durante a fase de tratamento feito com quimioterapia, que resulta na perda dos cabelos não somente da cabeça, mas do corpo inteiro. “Muitas pessoas aceitam perder o cabelo e para aquelas que não aceitam resolvemos arrecadar os lenços, acessórios que podem ser usados de maneira imediata”, frisou a professora.    

O projeto “Mosenhor com Cor e Atitude no Mês de Outubro: doar um ato cor de rosa”, iniciado no dia 1º de outubro, fará a entrega dos materiais no dia 31 de outubro (sexta-feira) com o horário ainda a ser definido.  “Acredito que quando fazemos o bem para as pessoas mais necessitadas, fazemos para nós mesmos, por isso é importante envolver estudantes para que um dia possam se lembrar desse ato de solidariedade com orgulho e satisfação”, finalizou a professora. 

Pontos moeda