Geral

Espírito Santo bate recorde de calor e temperaturas passaram os 39 °C

Segundo meteorologistas, o calor nesse período é normal, podendo registrar muito calor em um dia e frio no outro. Apenas no fim da estação o tempo deve estabiliza

Calor também deve continuar nesta quarta-feira (14) Foto: Divulgação

A temperatura subiu rapidamente em todo o Espírito Santo, nesta terça-feira (14). De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o aumento na temperatura foi causado pelo vento moderado de norte, que transporta calor da região central do país. 

Ainda segundo o Incaper, este escoamento de vento na região da massa de ar seco (sistema de alta pressão) é típico na aproximação de frentes frias (situação pré-frontal). Ao descer as montanhas capixabas, o ar fica mais quente e seco, elevando muito as temperaturas na região Sul, com destaque para o vale do Itapemirim.

Alegre registrou temperatura máxima de 39°C, que não chegou a ser recorde. No dia primeiro de janeiro, foram registrados 39,2°C no município. Cachoeiro de Itapemirim teve máxima de 39,1°C e Presidente Kennedy teve máxima de 37,2°C, novo recorde para a cidade em 2014. Outras cidades do Estado também passaram por um dia muito quente, como Afonso Cláudio, que teve calor recorde para este ano com a máxima de 34,7°C. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A estação do Incaper em Marilândia, na região Noroeste do Estado, registrou novo recorde com a máxima de 38,1°C. A estação do INMET em Nova Venécia, também na região Noroeste, registrou calor de 35,8 °C, novo recorde para a cidade em 2014. Na região Norte, a estação do Incaper em Pinheiros teve recorde de 36 °C e Mucurici igualou o recorde do mês passado: o termômetro marcou 36,6° C.

Segundo o meteorologista do Incaper, Bruce Pontes, o calor nessa época do ano é normal. “A primavera é uma estação de muitos altos e baixos. Hoje está calor, amanhã pode passar uma frente fria e fazer com que a temperatura caia. É uma situação normal. Somente no fim da estação é que o tempo começa a estabilizar, quando o calor começa a predominar, mas não chega a atingir temperaturas extremas”, afirmou.

A previsão é de máximas ainda altas nesta quarta-feira (15) na metade norte do Estado, onde os termômetros chegaram a marcar entre 36 e 37 °C. Já na metade sul, a máxima deve ficar cerca de 4°C mais baixa, com possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde na região do Caparaó e na região Serrana. 

O abafamento diminui um pouco mais em todo o Estado durante a quinta-feira (16), por causa da passagem de uma frente fria pelo mar. No entanto, o calor volta com tudo já no fim de semana, sendo esperadas temperaturas bem altas já no início da próxima semana.

Pontos moeda