Geral

Estado recebe pelo menos 15 denúncias sobre creches irregulares por ano

Pelo menos quinze registros de agressão a crianças e funcionamento de creches irregulares, chegam até o governo do Espírito Santo todos os anos

Cerca de 15 creches são denunciadas todos os anos no Espírito Santo Foto: Reprodução/TV Vitória

Um caso de maus tratos em creche foi denunciado por pais de uma criança nesta quinta-feira (2), no bairro Jardim Marilândia, em Vila Velha. A criança, de um ano e dez meses teria marcas de mordidas que teriam sido causadas por um colega da creche. Pelo menos quinze registros como este, chegam até o governo estadual todos os anos.

O pai da criança afirma que ela mudou de comportamento e ficou agressiva. “Ninguém acredita porque todo mundo sabe que minha filha é alegre, brincalhona e nunca deu problema nenhum”, conta o pai da criança Rogério Henrique.

A creche é particular e fica no bairro Jardim Marilândia, Vila Velha. O bebê ficava em período integral e o valor da mensalidade era de R$ 270.

Por meio de nota, a prefeitura informou que a creche de não possui autorização para funcionar. Profissionais que trabalham no local não quiseram gravar entrevista com a equipe de reportagem da TV Vitória, mas disseram que já entraram com o processo de para conseguir liberação. Conforme funcionárias alegaram, a menina que sofreu mordidas estava com mais sete crianças. As funcionárias não teriam visto a agressão porque a menina não tinha chorado.

Fotos divulgadas pela família mostram a criança com marcas de mordida Foto: Reprodução/TV Vitória

Responsáveis ​​pela creche disseram ainda que crianças da mesma faixa etária estavam juntas no dia do ocorrido. O presidente do conselho estadual de educação, Artelírio Bolsanello, explica que dos 78 municípios capixabas, apenas 27 possuem conselhos municipais de educação, que são os órgãos responsáveis ​​pela fiscalização das creches. Por ano, o Estado recebe cerca de 15 denúncias de estabelecimentos funcionando de maneira irregular.

Os pais da criança agredida registraram um boletim de ocorrência e a menina passou por um exame de corpo e delito, indicou o ferimento no nariz causado por uma mordida.

A prefeitura de Vila Velha informou que a investigação de creches clandestinas acontece quando há uma denúncia na ouvidoria. A prefeitura orienta que os pais registrem denúncia.

Pontos moeda