Geral

Dicas de lazer na Grande Vitória para aproveitar uma hora a mais de sol com Horário de Verão

Com o novo horário é possível aproveitar cerca de uma hora a mais de sol, além de os dias já serem mais longos nesta época do ano. Uma boa oportunidade para atividades ao ar livre

No Parque Barão de Monjardim é possível ter uma vista privilegiada para a Pedra dos Olhos Foto: Divulgação

Amado por muitos e odiado por outros tantos, o horário de verão começou neste domingo (19) e termina somente no dia 22 de fevereiro do próximo ano. Com o novo horário é possível aproveitar uma hora a mais de sol todos os dias. 

Isso faz com que a maioria das pessoas opte por fazer algo ao ar livre nos finais de tarde, já que ainda há sol e as temperaturas na primavera são mais agradáveis. Parques, bares, ou até mesmo voltar a pé ou bicicleta do trabalho para casa tornam-se atividades muito mais atraentes.

Uma dica ao sair do trabalho é apreciar o por do sol, que neste período ocorre por volta das 19h30. O céu ainda deve está claro até as 20 horas. Um bom mergulho no mar para se refrescar e relaxar também é uma boa opção. 

Faça caminhadas e trilhas, aproveite para subir o Morro do Moreno, por exemplo, e apreciar o por do sol visto de lá, mas não esqueça de levar lanternas para a volta.

Os parques municipais também são ótimas opções de lazer e para a prática de atividades físicas.

Nas orlas e calçadões vários adeptos da caminhada e das corridas são frequentemente encontrados, mas também é uma opção para aqueles que simplesmente preferem sentar em um dos quiosques e desfrutar de petiscos, tomar um suco, ou beber uma água de coco.

Outra dica é a prática de esportes na orla. Ande de skate, patins, faça exercícios físicos, jogue vôlei... Mas não esqueça de se hidratar, afinal as temperaturas nesta época são bem altas, e por passar mais tempo na rua aproveitando todo esse clima descontraído do Horário de Verão é importante ingerir líquidos.

Veja algumas opções de parques e áreas de lazer na Grande Vitória:

Aproveita o horário de verão para caminhar ou pedalar no calçadão Foto: Divulgação/Prefeitura

Skatistas e patinadores contam com área exclusiva no calçadão de Vitória
Espaço de lazer inteiramente dedicado às modalidades de skate e patins na orla de Camburi, no quinto bolsão de estacionamento, próximo à Avenida Adalberto Simão Nader. A área tem piso especial, rampas, mini rampa e obstáculos específicos para a prática.

Campos de grama sintética disponíveis no município de Vitória
Os campos de grama sintética da Curva da Jurema, do Parque Municipal de Barreiros, em São Cristóvão, e do Centro Esportivo Tancredão, no bairro Mario Cypreste, podem ser utilizados gratuitamente pelos moradores para a prática de futebol.

Os campos da Curva da Jurema e do Parque Barreiros podem ser usados pelos moradores de segunda a sábado, a partir das 18 horas. Já o campo de grama sintética do Tancredão está disponível de segunda a domingo, das 6 às 22 horas.

Parque Moscoso, no Centro de Vitória
A entrada principal é pela avenida República. Horário de funcionamento: segunda, das 5 às 9 horas e das 17 às 22 horas, e de terça a domingo, das 5 às 22 horas.

Chácara Paraíso, no Barro Vermelho, em Vitória
A entrada principal fica no final da rua Chapot Presvot, na Praia do Canto, próximo à Rua Guilherme Ayres. Acessos também pelas ruas Guilherme Serrano e Nicoleti Madeira, no Barro Vermelho. Horário de funcionamento: todos os dias (inclusive feriados), das 6 às 21 horas.

Parque Pedra da Cebola, Jardim da Penha, em Vitória
Para chegar ao Parque Pedra da Cebola, o visitante pode seguir pela avenida Fernando Ferrari e depois entrar na rua Ana Vieira Mafra, que fica ao lado da Petrobras. Outra opção de acesso é a rua João Baptista Celestino, que fica na Mata da Praia (entrada do estacionamento). Horário de funcionamento: segunda, das 5 às 9 horas e das 17 às 22 horas, e de terça a domingo, das 5 às 22 horas.

Horto de Maruípe, em Vitória
O parque fica na avenida Maruípe, próximo ao Quartel da Polícia Militar, em Maruípe. Horário de funcionamento: segunda, das 5 às 9 horas e das 17 às 22 horas, e de terça a domingo, das 5 às 22 horas.

Parque de Tabuazeiro, em Vitória
Chega-se ao parque pela rua Santos Dumont, no bairro Tabuazeiro. O parque fica na esquina com a rua Jácomo Forza. Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8 às 22 horas.

Parque Municipal de Barreiros, bairro São Cristóvão, em Vitória
Os visitantes podem chegar ao parque seguindo pela rodovia Serafim Derenzi. Outra opção de acesso é a rua Mestre Ângelo, em São Cristóvão. Horário de funcionamento: segunda, das 6 às 9 horas e das 16 às 22 horas, e de terça a domingo, das 6 às 22 horas.

Parque Mangue Seco, bairro Andorinhas, em Vitória
O acesso ao parque pode ser pela rua da Integração (Andorinhas), rua Benedito Muniz e rua Laury Tavares, Santa Martha. Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 5 às 22 horas. Às segundas, o parque está fechado.

Parque Barão de Monjardim, no bairro Santa Cecília, em Vitória
Rua Flávio Abaurre, no bairro Santa Cecília. Horário de funcionamento: terça a domingo, das 6 às 20 horas.

Parque da Cidade, nos bairros Parque Residencial Laranjeiras e Paraíso, na Serra
Localizado entre  a Av. Guarapari, Rua Anchieta e Rodovia Norte-Sul na divisa entre os bairros Parque Residencial Laranjeiras e Valparaíso. Horário e dias de funcionamento: Segunda a domingo, das 6 às 21 horas. 

Pontos moeda