Geral

Jubarte de 20 toneladas encalha em praia do Norte do Estado

Em menos de duas semanas, esta é a terceira Jubarte encontrada morta no litoral capixaba. No dia cinco de outubro, duas foram encontradas: uma em Camburi e outra em Linhares

Esta é a terceira baleia Jubarte encontrada em dez dias Foto: Bruno Berger Coelho/WhatsApp Folha Vitória

Uma baleia Jubarte foi encontrada morta em avançado estado de decomposição no último sábado (11), na praia de Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. O animal tinha 15 metros de comprimento, pesava cerca de 20 toneladas, e não foi possível determinar o sexo pelos exames de necropsia.

Em menos de duas semanas, esta é a terceira baleia Jubarte encontrada morta no litoral capixaba. No dia cinco de outubro, duas baleias foram encontradas: uma em Camburi, na Capital, e outra em Linhares, na região Norte do Estado.

No exame de necropsia, veterinários detectaram um trauma no crânio e na articulação das nadadeiras. Também foi identificado coágulos no sangue tanto no crânio quanto nas nadadeiras.

"Isso pode ser causado por disputa de fêmeas ou por choque do animal com embarcação. Nesse caso, é muito provável que seja disputa por fêmeas já que a espécie está no período de reprodução, que vai de junho a novembro", afirma o biólogo Bruno Berger Coelho, do centro especializado em monitorar e resgatar animais marinhos, o CTA.

De acordo com o biólogo, os animais mortos encalhados no litoral capixaba é um fenômeno natural. "Os animais que foram encontrados nas praias não fazem parte de nenhuma anomalia. Comparado a anos anteriores, o número de baleias encontradas mortas nesta época do ano está dentro da normalidade", conclui Coelho.

Pontos moeda