Geral

Moradores do Havaí deixam suas casas com avanço da lava

Redação Folha Vitória

Pavoa - Funcionários da Defesa Civil no condado do Havaí informaram na noite de terça-feira que a lava chegou a 340 metros da estrada principal na cidade de Pahoa, na região agrícola e florestal de Ilha Grande.

A lava entrou em uma propriedade privada ao lado da estrada principal e queimou pneus

e outros materiais. Demorou horas até as autoridades alertarem os moradores com problemas respiratórios a continuarem em casa. A lava estava se movendo a cerca de 10 a 15 metros por hora.

A lava ganhou velocidade na semana passada, depois de semanas de lentidão, em um movimento de idas e vindas. Ela entrou na floresta e na pastagem e cruzou áreas habitadas pela primeira vez desde que os cientistas começaram a emitir alertas em agosto.

Os moradores de Pahoa tiveram semanas para se prepararem para o que tem sido descrito como um desastre em câmera lenta. A maioria deixou o local ou está se preparando para ir embora.

Pelo menos 50 ou 60 estruturas, incluindo residências e empresas, estão em uma área que a defesa civil alertou diversas vezes que pode ser atingida. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda