Geral

MPT vai investigar vazamento de radiação em UPA de Guarapari

A investigação mostrou que as paredes da sala de raio x da UPA, que deveriam ser blindadas, não bloqueavam adequadamente toda a radiação: um risco para pacientes e funcionários

Vazamento de radiação em sala de raio x oferece risco a funcionários e pacientes Foto: Reprodução

O Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo (MPT-ES) instaurou investigação para apurar o vazamento de radiação na sala de raio x da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarapari. O procurador Federal Antonio Carlos Lopes Soares notificou a Secretaria Estadual da Saúde, a Superintendência Regional do Trabalho e a Vigilância Sanitária Estadual para que apresentem as informações sobre o problema. 

A situação foi revelada pela Rede Vitória, com exclusividade, no início de setembro. A investigação mostrou que as paredes da sala de raio x da UPA, que deveriam ser blindadas, não bloqueavam adequadamente toda a radiação: um risco para pacientes e funcionários.

Segundo o médico radiologista Rodrigo Moll, a radiação pode causar alterações dermatológicas ao hemograma da pessoa. "Existem ainda casos de câncer relacionados ao uso excessivo de radiação”, completou. 

Após a denúncia, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a equipe de Vigilância Estadual realizou vistoria no local e encaminhou parecer para a Prefeitura de Guarapari. Disse ainda que está acompanhando as ações de medidas corretivas que são de responsabilidade do próprio município.

O Ministério Público concedeu prazo de trinta dias para que a vigilância explique o que de fato aconteceu na unidade de saúde.

As denúncias da Rede Vitória provocaram reações em outros órgãos. O Ministério Público Estadual, por exemplo, realizou audiência com o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia para avaliar suspeitas de irregularidades em outras unidades de saúde. Segundo o Conselho cerca de 90% das unidades de radiologia do serviço público no Espírito Santo estão com problemas.

Pontos moeda