Geral

Peru tem eleição marcada por violência

Redação Folha Vitória

Lima, 05 - Os eleitores do Peru foram às urnas neste domingo para elegerem prefeitos, governadores e conselhos municipais na sequência da mais violenta campanha política desde 2000, com centenas de candidatos suspeitos de relações com o tráfico de drogas.

Dois candidatos à prefeito foram mortos por gangues, em corredores de tráfico de cocaína. Na sexta-feira, dois policiais foram baleados e mortos em uma emboscada atribuída a rebeldes financiados pela droga no Apurimac e no vale do Rio Ene, a maior região produtora de cocaína do mundo.

Sete candidatos para governador, que disputam as eleições hoje em cinco dos 24 estados do Peru, estão sob investigação por crimes relacionados a tráfico de drogas.

Os resultados decisivos das eleições deste domingo não devem ser divulgados antes desta segunda-feira. Mais de 1.300 candidatos condenados por vários crimes, de estupro a corrupção - estavam na cédula da votação.

Gregorio Santos of Cajamarca, um governador que disputava a reeleição, está preso na pendência de um julgamento por corrupção possível. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda