Geral

Risco sobre duas rodas: quase 50 acidentes com ciclistas por mês na Grande Vitória

O Batalhão de Trânsito informou que foram registradas 391 ocorrências envolvendo ciclistas em vias da região metropolitana de Vitória no período de janeiro a agosto deste ano

Segundo o Samu, quase mil ciclistas foram socorridos após se envolver em acidentes, este ano  Foto: ​Arleson Schneider

Pelo menos um ciclista morre todos os meses no trânsito da Grande Vitória. E a cada trinta dias são registrados em média 48 acidentes com bicicletas. Segundo o Samu, no Estado, quase mil ciclistas foram socorridos em acidentes este ano.

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTRAN) informou que foram registradas 391 ocorrências envolvendo ciclistas em vias da região metropolitana de Vitória no período de janeiro a agosto deste ano, sete casos a mais que no mesmo período de 2013. Vale destacar que não entram nas estatísticas do BPTRAN as ocorrências em estradas federais.

O capitão Volpato, do Batalhão de Trânsito, considera elevado os números levantados. Foram 8 mortes em 8 meses em 2013 e o número se repetiu em 2014. Para ele, o número é o reflexo de um conjunto de fatores, como falta de espaço adequado para os ciclistas.

“A maioria dos casos são em consequência da negligência tanto dos ciclistas quanto dos condutores. Muitos andam no sentido contrário da via”, frisou Volpato.

De acordo com o capitão Volpato, o ciclista deve se fazer visível pelos condutores e para isso, segundo o código de trânsito, precisa que a bicicleta tenha campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, além de espelho retrovisor do lado esquerdo, estes são os equipamentos obrigatórios. O capacete não está incluso na lista, mas é de extrema importância.

Pelo código de trânsito, os condutores de veículos precisam respeitar a distância de 1,5 metros dos ciclistas Foto: Divulgação

Segundo o código de trânsito brasileiro, ao motorista que se aproximar da traseira da bicicleta na via ou pressioná-la contra a calçada é passível multa, com infração grave. Nas vias os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos menores.

Alguns acidentes envolvendo ciclistas em 2014

Um estudante de 14 anos, identificado como Alisson Loureiro, morreu após ser atropelado por um caminhão quando voltava da escola, no dia 31 de julho, no bairro Santa Inês, em Vila Velha. Uma ONG colocou uma bicicleta pintada de branco pendurada no poste na esquina onde Alisson morreu.

Ciclista foi atropelado por um caminhão na Darly Santos, em Vila Velha, no dia 14 de agosto e morreu na hora.

Um ciclista saiu da ciclovia e acabou sendo atingido por um ônibus no dia 15 de agosto, na saída do terminal de Laranjeiras, na Serra. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Jayme Santos Neves.

Pontos moeda