Geral

Radares vão identificar carros roubados na Grande Vitória

Com as novas mudanças nos equipamentos é possível que haja ainda uma diminuição nas ações dos criminosos, afirmou o secretário de segurança pública do Estado

O sistema consegue ler a placa do automóvel Foto: TV Vitória

Veículos furtados ou roubados agora passarão a ser identificados quando passarem por radares na Grande Vitória. Isso porque um software foi instalado em 20 equipamentos e estão diretamente ligados com o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). O sistema consegue ler a placa do automóvel, analisar e pesquisar se existe alguma irregularidade.

“É uma placa que você coloca e ele permite que as câmeras dos radares façam a leitura dos caracteres das placas. Esses caracteres vêm para o banco de dados do Detran e emite um alerta para o Ciodes’, explicou o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno. 

Sempre que o alerta for acionado na central, uma mensagem descrevendo a irregularidade do carro aparece na tela do programa e uma viatura policial mais próxima será acionada.

“Com isso nós vamos ter informações importantes, como veículos que são furtados e roubados em toda a região metropolitana. Permite uma intervenção imediata, apreensão do veículo e a prisão do infrator”, destacou o secretário de Segurança Pública, André Garcia.

O mesmo banco de dados do Detran que orienta o software dos radares sobre a restrição de furtos e roubos também é utilizado pelo aplicativo Sinesp Cidadão. Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo no próprio celular e digitar a placa do veiculo suspeito para descobrir se existe alguma irregularidade.

Em relação a furtos e roubos de veículos no Estado, o secretário André Garcia destacou que os números são inferiores aos do ano de 2013, e que com as novas mudanças é possível que haja ainda uma diminuição nas ações dos criminosos.

Pontos moeda