Geral

Reservatório gigante e contenção de encostas para conter águas das chuvas em Vitória

A estrutura tem capacidade para acumular até 20 milhões de litros de água das chuvas e faz parte de um sistema composto por outros dois reservatórios (Maruípe e Itararé)

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

As obras do reservatório de contenção de águas das chuvas construído no Horto de Maruípe serão concluídas antes do período chuvoso do verão. O reservatório subterrâneo atende a maior bacia de drenagem da capital, a Cândido Portinari (20% do território da ilha de Vitória), que reúne 17 bairros e 77 mil moradores.

A estrutura tem capacidade para acumular até 20 milhões de litros de água das chuvas e faz parte de um sistema composto por outros dois reservatórios (Maruípe e Itararé), com mais 10 milhões de litros de reserva, galerias e uma estação de bombeamento. Quando a chuva diminui, a água acumulada é bombeada para as galerias.

As obras estão em andamento e complementam a primeira etapa da macrodrenagem da Grande Maruípe, na qual foi construída a maior estação de bombeamento de águas pluviais da América Latina, a Dr. Antônio Ferreira da Silva Pinto, no bairro Santa Luíza, com capacidade para bombear até 33,8 metros cúbicos de águas das chuvas por segundo.

Concluído, esse novo sistema tem como finalidade garantir que, mesmo em situações de fortes chuvas em curtos períodos de tempo, as redes de drenagem de 17 bairros sejam capazes de receber grande quantidade de água, permitindo o escoamento gradativo, minimizando, assim, os riscos de alagamentos.

Os bairros que serão atendidos são: Barro Vermelho, Bonfim, Consolação, Bairro da Penha, Bairro de Lourdes, Fradinhos, Gurigica, Itararé, Joana D'Arc, Maruípe, Praia do Canto, Santa Lúcia, Santa Luíza, Santos Dumont, São Benedito, São Cristóvão e Tabuazeiro.

Obras projetadas

Está em andamento a elaboração de projetos para os seguintes sistemas de drenagem: Praia do Canto; Inhanguetá/Estrelinha/Grande Vitória/Universitário; Bento Ferreira e Santo Antônio. Os recursos foram captados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) está iniciando a elaboração de projetos para as bacias de drenagem nos bairros Ilha de Monte Belo, Ilha de Santa Maria, Forte São João, Cruzamento, Jucutuquara, Romão e Fradinhos.

Também está em fase de elaboração o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que atualiza o Plano Diretor de Drenagem Urbana, concluído em 2007.

Encostas

A Semob já concluiu as 39 obras emergenciais de contenção de encostas realizadas em função de deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas, com R$ 23 milhões em investimentos. Outras 51 obras de contenção de encostas estão previstas para iniciarem tão logo os projetos sejam concluídos e encaminhados para licitação.

Bairros onde são realizadas obras de contenção de encostas: Moscoso, Forte São João, Parque da Fonte Grande, Alagoano, Mário Cypreste, Ariovaldo Favalessa, Santo Antônio, Gurigica, Consolação, Bento Ferreira, Ilha de Santa Maria, Jaburu, Jesus de Nazareth, Fradinhos, Gurigica, Bairro de Lourdes, Jucutuquara, Consolação, Joana D'Arc, Santa Martha, São Benedito, Bonfim, Conquista, Comdusa.

A Semob ainda realiza o Mapeamento das Áreas de Risco das Encostas do município. É o projeto Mapenco, que identifica os pontos da cidade onde há a possibilidade de ocorrência de acidentes.

Lixo

A população pode contribuir para evitar deslizamentos. Para isso, é preciso evitar o acúmulo de lixo nas encostas. Todos os meses são retiradas 50 toneladas de lixo que chegam aos bueiros da rede de drenagem da cidade.

As secretarias municipais de Obras e Serviços trabalham em conjunto para manter limpa a rede de drenagem da cidade. Em média, anualmente, são realizadas 7,5 mil desobstruções nas redes, além da limpeza de 80 mil bueiros, de onde são retiradas 60 toneladas de resíduos.

Pontos moeda