Geral

Rigor da Operação Lei Seca reduz número de acidentes em todo país

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o índice de adultos que dirigem após o consumo abusivo de álcool foi reduzido em 45% nesse período

Ação de Lei Seca para flagrar motorista que beberam e pegaram o volante. Foto: Divulgação

Após a implementação da Lei Seca no país, o número de acidentes foi reduzido em todo o território brasileiro. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o índice de adultos que dirigem após o consumo abusivo de álcool foi reduzido em 45% nesse período.

A redução mostra uma mudança significativa nos hábitos da população após a aprovação das duas edições da lei seca (2008-2012), tornando mais rígida a proibição do consumo de álcool associado à direção.

No Estado a Operação Lei Seca tem acontecido com mais rigor, de acordo com o Capitão Volpato, do Batalhão de Trânsito da Policia Militar. As blitze são feitas regularmente durante a semana e intensificadas durante os fins de semana, em datas de shows, e principalmente no verão. 

“A fiscalização é sempre incrementada com foco na embriagues do motorista. Trabalhamos até com policiais a paisana em bares observando os motoristas”, destacou o Capitão Volpato.

No Brasil, a violência no trânsito é uma das principais causas de mortes. Em 2012, 44.812 mil pessoas perderam a vida no trânsito Essa violência reflete diretamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2013, foram registradas 169.869 mil internações no SUS relacionadas a acidentes de trânsito, o que representou um custo de mais de 229 milhões de reais.

A região Norte foi a que mais reduziu o número de acidentes relacionado a bebidas alcoólicas, diminuindo 54%. Já na região Sudeste a redução foi de 40%. 

Os dados são da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde, que entrevistou 52,9 mil pessoas maiores de 18 anos.

Menos bêbados no Rio

Há cinco anos a Lei Seca funciona no Rio de Janeiro fiscalizando, conscientizando, e educando o cidadão fluminense. Desde sua implantação cerca de um 1,6 milhão motoristas foram abordados pelas equipes de operação da Lei Seca.  Dessas abordagens 186 mil motoristas, ou seja, 7,7% foram retirados da rua, por não ter entendido o propósito da Lei, informou o Coronel Marco Andrade, coordenador geral da operação Lei Seca no Rio de Janeiro.

“No Rio de Janeiro trabalhamos preventivamente e conscientizando, hoje temos 33 pessoas que trabalham nas equipes de educação que são paraplégicas ou tetraplégicas, todas vitimadas pela combinação do álcool e direção”, destacou Coronel Marco Andrade. 

Essas pessoas são responsáveis por palestras em escolas, empresas e bares, mostrando seus exemplos de vida para conscientizar. Hoje no estado carioca um contigente de 250 agentes trabalham dentro de 14 equipes, divididas em nove que fiscalizam, e cinco que trabalham com educação e conscientização. 

O modelo carioca de gestão da Operação Lei Seca tem garantindo uma mudança no comportamento do cidadão. O exemplo de sucesso foi observado por 19 estados da federação que foram conhecer o funcionamento da Operação, além de Venezuela e Espanha. 

“Isso é motivo de orgulho para nós, receber esses estados que vem conhecer o modus operandi da Operação Lei Seca. Eles vem conhecer a forma como estamos conseguindo salvar vidas e evitar acidentes” enfatizou o Coronel Marco Andrade.

A abordagem dos agentes é feita de forma sempre respeitosa. "Ao ser abordado, ele é recebido com um cumprimento de boa noite, seja bem-vindo à operação Lei Seca. O primeiro passo é solicitar que o motorista apresente o documento do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após isso, ele é convidado a fazer o teste do bafômetro".

Mais rigor: Para inibir o consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir, em dezembro de 2012, o Governo Federal sancionou e tornou mais rígida a Lei 12.760, conhecida como Lei Seca. A medida autoriza o uso de testemunhos, exame clínico, imagens e vídeos como meios de provas para confirmar a embriaguez de motoristas.

Quem for pego dirigindo sob influência de álcool ou outra substância psicoativa terá a carteira de habilitação recolhida e o veículo retido. O motorista está sujeito à multa, no valor de R$ 1.915,40, e à suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O valor da multa dobrará em caso de reincidência.

Confira abaixo a entrevista completa com o Coronel Marco Andrade: 

Pontos moeda