Geral

Tubarão de espécie rara é encontrado morto em Camburi

O animal pode ser da espécie Spiny Dogfish, que não tem registros no Brasil, e provavelmente não conseguia mais nadar, por isso apareceu no local

O animal foi encontrado com ferimento próximo a nadadeira Foto: Reprodução

Um tubarão foi encontrado na manhã desta terça-feira (28) próximo a Vale, em Jardim Camburi, Vitória. De acordo com testemunhas, o animal estava morto e apresentava um ferimento próximo a nadadeira.

Segundo o diretor do Instituto Orca, Lupércio Araújo, ninguém do instituto teve contato com o tubarão, por isso estão em dúvida entre duas espécies. “Acredito que seja o Squalus acanthias, conhecido como Spiny Dogfish. Ele possui olhos grandes e nadadeiras com espinhos venenosos. Também estou em dúvida entre o Alopias superciliosus, conhecido como Zorro. Ele também tem olhos grandes e sua nadadeira é do tamanho do corpo”, disse.

As duas espécies estão em extinção, principalmente o Spiny Dogfish. Esse tipo de tubarão é encontrado em águas frias, e o diretor do instituto apontou que não há registros de que já tenha aparecido no país. “Mesmo sem saber qual é a espécie, sabemos que não é de costume aparecer aqui no Estado”, destacou.

Já o ferimento próximo a nadadeira pode ter sido por conta de alguma tentativa de captura ou alguma briga com outro animal. “Não descartamos que o motivo da morte tenha relação com esse machucado. Mas quando esse tipo de tubarão, que costuma nadar e locais fundos, chegam nessas áreas é porque já não conseguem nadar mais. Eles chegam para morrer”, afirmou.

Luércio disse que o instituto não sabe quem fez o resgate, por isso pede para que quem teve contato com o tubarão e tenha observado detalhes entre em contato pelo telefone 3329-4208. “Precisamos descobrir que espécie é essa. Gostaríamos também de estudar esse animal, por isso quando casos como esse acontecerem as pessoas podem nos acionar. Vamos até o local e fazemos o resgate. Essas carcaças tem importância científica”, explicou.

Pontos moeda