Geral

Uso excessivo das redes sociais no trabalho pode levar à demissão de funcionários

Com a popularização das redes sociais e dos smartphones o tempo de conexão se estendeu e tem se tornado excessivo, o que tem provocado problemas no ambiente de trabalho

O excesso de acessos às mídias sociais durante o expediente de trabalho reduz o desempenho do funcionário  Foto: Divulgação

O uso indevido da internet no ambiente de trabalho pode levar a demissão de funcionários. Segundo a especialista em Recursos Humanos, Martha Zouain, é preciso que a empresa esclareça para o empregado, no entanto, os problemas do uso excessivo e indevido no local de trabalho.

“No momento do desligamento ele tem que ter a clareza do porquê. É a grande oportunidade dele se repensar para o futuro, mudar de comportamento e não continuar tendo perdas desnecessárias”, esclareceu a especialista.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2011 pela Triad Consulting, empresa especializada em produtividade, os profissionais brasileiros gastavam até 3 horas da jornada de trabalho na internet. Porém, hoje, com a popularização das redes sociais e dos smartphones o tempo de conexão se estendeu e tem se tornado excessivo.

É raro encontrar alguém que não tenha uma conta em redes sociais, mas as empresas estão de olho nos funcionários que usam indevidamente a web no horário do trabalho. A coordenadora de Gestão de Pessoas, Cristiane Christo, conta que na empresa onde trabalha foi desenvolvida uma cartilha de conduta de uso das mídias sociais para os funcionários e caso não seja respeitada a regra, o colaborador é advertido.

“A gente trabalha 70% com a conscientização e política”, informou a coordenadora de Gestão de Pessoas.

A coordenadora disse ainda que um funcionário chegou a ser demitido. No entanto, a maioria aceita as regras, como é o caso do técnico de Orçamento de uma construtora, Enon Souza. Ele estava acostumado a ficar ligado nas redes sociais e afirma que no começo foi difícil, mas hoje vê como este “costume” inocente atrapalhava.

“Depois que a regra foi implantada percebi que é mais fácil manter o foco e se concentrar mais no que estou fazendo e como consequência estamos produzindo mais”, confessou Enon Souza.

E não tem jeito, a todo o momento dá aquela vontade de dar uma espiadinha, mas esta prática tem ultrapassado alguns limites. O hábito é tanto que muitos utilizam o horário do trabalho para conversar com amigos, trocar fotos e até fazer comentários maldosos.

A especialista diz que tudo passa pelo processo da educação e ressalta que a má utilização das redes sociais, principalmente na hora do trabalho, pode expor não só o funcionário, mas também a própria empresa.

“As sextas-feiras são as campeãs de posts de vibração, quando são colocados manifestações do quanto a semana naquela organização é pesada, o quanto ela é feliz ou não trabalhando. Tudo bem que todo mundo gosta de sexta-feira, mas tem que tomar cuidado na intensidade da declaração”, orientou a especialista em RH.  

Usar redes sociais no trabalho ainda é um assunto que gera muita discussão. Vale lembrar que o uso indevido do computador neste ambiente, em casos mais extremos, pode até resultar em demissão por justa causa. Resta a cada um ter bom senso e responsabilidade para usar a internet como aliada, seja você empregado ou empregador.

Pesquisa Triad Consulting

Uma pesquisa feita pela Triad Consulting, empresa especializada em produtividade, revelou como os profissionais brasileiros gastam seu tempo de trabalho na internet. De acordo com a pesquisa, 80% dos entrevistados gastam até 3 horas da jornada de trabalho na internet.

Para chegar aos números finais, foram entrevistados 1,6 mil profissionais. Os resultados surpreendem e mostram como a produtividade cai com o uso da internet no trabalho. Outro dado importante revelou que, para 35,6% dos entrevistados, os próprios computadores, que são essenciais para o trabalho, são reconhecidos como principal foco de distração durante o expediente. Do tempo gasto na internet durante o trabalho, a pesquisa mostrou que 27,3% do tempo é gasto com e-mails e 21,4% com outras atividades online.

O risco da internet no trabalho é que, ao mesmo tempo em que oferece soluções e ideias para seu trabalho, ela pode fazer com que você se distraia e perca tempo com atividades que não contribuem com seu crescimento profissional e ainda podem prejudicá-lo.

A Triad revelou ainda que, 40,9% dos entrevistados usam o email para repassar piadas, 26,1% deles trocam links do youtube, 20,6% jogam em rede e 11,1% vêem pornografia.

Pontos moeda