Geral

Adolescente com meningite tem melhora e aulas voltam ao normal em escola de Vitória

Nesta segunda-feira (3), as aulas aconteceram normalmente na escola. A diretoria do colégio utilizou uma rede social para pedir aos pais que os alunos comparecessem às aulas

Escola onde menino foi diagnosticado com meningite voltou à rotina nesta segunda-feira Foto: Reprodução/TV Vitória

O aluno de 13 anos que foi diagnosticado com meningite tipo B, em Vitória, no último fim de semana, reage bem ao tratamento e está acordado. Na escola onde o adolescente estuda, uma equipe da vigilância epidemiológica medicou os alunos que tiveram contato com o adolescente infectado.

Nesta segunda-feira (3), as aulas aconteceram normalmente na escola. A diretoria do colégio utilizou uma rede social para pedir aos pais que os alunos comparecessem às aulas, e para comunicar que uma equipe da vigilância epidemiológica de Vitória estaria presente na instituição.

Depois de uma reunião com os pais, todos os alunos que tiveram contato com o rapaz foram medicados. "Esse trabalho não é só nessa escola. O município realiza toda a vez que tem necessidade. A gente realizou uma palestra com todos os pais e foram medicadas as crianças que tiveram contato íntimo e prolongado, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde", afirma técnica da Vigilância Epidemiológica, Luciene Loureiro.

O estudante começou a passar mal na última sexta-feira (31) e foi levado para um hospital particular da Serra. Os exames confirmaram que se trata de meningite meningocócica. A doença é contagiosa e agressiva, podendo levar à morte. Durante o fim de semana, a mesma equipe da prefeitura também esteve no condomínio onde mora a família do jovem e os pais de colegas de turma do adolescente se mobilizaram para medicar os outros alunos.

Hospital particular em que o estudante diagnosticado com meningite está internado Foto: Reprodução/TV Vitória

"Desde a sexta-feira à noite, quando o menino foi para o hospital a mãe já havia nos informado e no sábado nós já nos mobilizamos para dar a medicação inicial, e tudo correu muito tranquilo. Não houve pânico", conta a artista plástica Tania Calazans.

Apesar do comunicado de que não há surto de meningite, uma mãe preferiu manter a filha, de cinco anos, afastada da sala de aula. "Por questão de segurança, me disseram que o período de incubação é de uma semana e ela volta para a escola na semana que vem se Deus quiser", conta a comerciante Maria da Penha Carneiro Mendonça.

O estudante continua internado em um hospital particular da Serra. De acordo com o ultimo boletim médico divulgado, o jovem continua isolado, mas reage bem ao tratamento. O jovem, de 13 anos, está acordado, conversa e não usa aparelhos para respirar nem se alimentar.

Na escola, a notícia se espalhou. A mãe do aluno, que é americana, mandou uma mensagem para as outras mães comemorando a recuperação rápida do filho. De acordo com especialista, este é o primeiro caso registrado em Vitória em 2014.

"No município de Vitória, este é o primeiro caso e não existem outras notificações. O município tem um plantão de 24 horas e até agora não tivemos mais nenhuma notificação de doença meningocócica", completa Luciene.

Pontos moeda