Geral

Vigilantes com salários atrasados fazem protesto e param o trânsito em Vitória

A categoria reivindica o pagamento de salários atrasados após o fechamento de uma empresa que prestava serviços à Prefeitura de Vitória. Segundo os trabalhadores, muitos estão passando dificuldades.

Foto: Divulgação

Um grupo com cerca de 500 vigilantes realizou uma manifestação em Vitória, na manhã desta terça-feira (25). Os manifestantes se concentraram, por volta das 9h30, na Rua Graciano Neves, no centro de Vitória, e seguiram em caminhada até a Prefeitura de Vitória. A Tropa de Choque da Polícia Militar foi acionada para garantir a ordem durante a manifestação no órgão público. A manifestação parou o trânsito na capital durante toda a manhã.

De acordo com o vigilante Paulo Roberto, a categoria reivindica acerto salarial. "Uma empresa que prestava serviços para a prefeitura fechou. A prefeitura assumiu o compromisso de realizar o nosso pagamento. Não recebemos o salário do mês passado, férias, 13°, nada. Tivemos uma reunião na última semana e foi firmado um compromisso. A prefeitura se comprometeu a depositar em juízo os valores na segunda-feira (24), mas até agora não caiu nada na conta”, afirma. 

Segundo o profissional, colegas passam necessidades financeiras e correm o risco de serem despejados. “Vários colegas pagam pensão e não estão conseguindo com a falta de dinheiro. Amigos pagam aluguel e correm o risco de perderem o lar, pois não entra o dinheiro para quitar as dívidas. Existem colegas que só não estão passando fome, graças ao grupo, que se reúne e compra cesta básica”, desabafou. 

De acordo com a categoria, a prefeitura prometeu manter os trabalhadores empregados, mas uma nova empresa assumiu os serviços e demitiu cerca de 30% dos vigilantes.

Por meio de nota, a Prefeitura de Vitória afirmou que após a empresa CJF Vigilância LTDA descumprir os compromissos fiscais, o contrato com a empresa foi rescindido. O sindicato dos vigilantes ajuizou uma ação na 6ª Vara Trabalhista solicitando o depósito judicial dos créditos contratuais devidos pela PMV à empresa. Em atendimento a decisão, a PMV já realizou o depósito, que deverá ser liberado aos trabalhadores pela Justiça.

Pontos moeda