Geral

Ifes terá mestrado profissional em Engenharia a partir de 2015

O curso do Ifes será gratuito e as aulas serão à noite, em dias alternados. A previsão é que as atividades do mestrado comecem a partir do segundo semestre de 2015

O mestrado profissional se diferencia por ter como público-alvo pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho Foto: Divulgação

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai ofertar, a partir de 2015, o Mestrado Profissional em Engenharia de Controle e Automação no Campus Serra. A proposta de curso foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Esse será o primeiro mestrado do município de Serra e será também o único mestrado profissional na área de Engenharias IV, que contempla cursos como Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Engenharia de Automação, entre outros.

O mestrado profissional se diferencia por ter como público-alvo pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho. O curso do Ifes será gratuito e as aulas serão à noite, em dias alternados. A previsão é que as atividades do mestrado comecem a partir do segundo semestre de 2015.

A iniciativa foi apoiada por empresas privadas e instituições públicas do município de Serra, que enviaram cartas de apoio à proposta na ocasião da submissão à Capes. O Mestrado Profissional em Engenharia de Controle e Automação é o primeiro do Campus Serra e o quinto do Ifes. Todos os cursos de mestrado da instituição são gratuitos.

Ainda há outras propostas do Ifes em processo de análise na Capes, sendo seis cursos de mestrado e um de doutorado. A previsão é que os resultados sejam divulgados até o final deste ano.

Doutorados interinstitucionais

Também foram aprovadas duas propostas de Doutorados Interinstitucionais (Dinter). O Campus Aracruz vai ofertar o Doutorado em Engenharia Mecânica em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e o Campus Vitória ofertará o Doutorado em Educação em Ciências e Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O procedimento após a aprovação das propostas é encaminhar os termos de cooperação para assinatura entre as instituições envolvidas e depois divulgar o edital de seleção. As vagas dos doutorados interinstitucionais são destinadas exclusivamente aos professores do Ifes.

Pontos moeda