Geral

Incaper mantém alerta de chuva forte e queda de granizo para este final de semana

Segundo o Incaper, fortes pancadas de chuva devem atingir o Espírito Santo neste domingo (09), quando a temperatura mínima será de 21º e máxima, 31º

Pode chover granizo em alguns pontos do Estado Foto: Divulgação

O Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) manteve o alerta de chuva forte e até de ocorrências de queda de granizo para este final de semana no Espírito Santo.

Além das chuvas fortes, o órgão não descarta ainda queda de raios e algumas rajadas de ventos em alguns trechos de municípios do Sul-Caparaó. Na Grande Vitória, a previsão é de predomínio de sol, com temperaturas entre 20º e 33º. No entanto, a formação de um canal de umidade associado à passagem de uma frente fria deve mudar o tempo completamente neste domingo (09).

Segundo o Incaper, fortes pancadas de chuva devem atingir o Estado neste domingo (09), quando a temperatura mínima será de 21º e máxima, 31º.

"A tendência do Incaper é de sábado de sol entre nuvens ao longo do dia. À noite, a previsão é de chuva fraca. No domingo, no período da tarde, pancadas de chuva e queda de temperatura durante a madrugada. Para segunda-feira (10), parcialmente nublado, com chuvas a qualquer momento do dia, com uma queda de temperatura de 28º para 20º", afirmou a meteorologista do Incaper Thabata Brito.

Alerta

Diante da previsão de chuvas, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Jonathan Rocha, orienta os moradores sobre os principais cuidados que devem adotar em caso de temporal.

"A primeira orientação é que os munícipes saiam das residências que estão em áreas de risco para garantir a sua segurança e de sua família e, em seguida, acionem a Defesa Civil para avaliar as condições reais do imóvel. O plantão é 24 horas, no telefone 98818-4432".

Jonathan explicou quais são as características que os munícipes devem observar durante as chuvas: "Quando há muita chuva, o terreno mostra algumas rachaduras no chão, as árvores ficam inclinadas no entorno da residência e as janelas e as portas ficam empenadas".

Ele complementou: "Recomendamos que as pessoas não joguem lixo no entorno ou nas encostas, pois isso contribui para o embutimento das galerias águas pluviais. Pedimos também para os motoristas aguardarem as chuvas em um local seguro ou dentro do veículo", orientou.

As áreas de risco na capital são: Morro do Macaco, Constantino/Jaburu, Jucutuquara, Morro Santos Dumont, Morro do Rio Branco, Fradinhos, Morro do Cruzamento, Morro Grande, Morro do Romão, Morro do Forte São João, Morro da Fonte Grande, Morro da Piedade, Morro do Moscoso, Morro do Quadro, Chapada Alto Caratoíra, Caratoíra, Alagoano, Santo Antônio, Bela Vista,  Jesus de Nazareth, Inhanguetá, Morro São José / Santa Helena, Bairro Conquista, Morro da Comdusa, Morro da Capixaba, Redenção, Santa Martha, Andorinhas e Joana D'arc.

Pontos moeda