Geral

Vítimas de acidentes no trânsito contam com atendimento psicológico gratuito

Os atendimentos são realizados, de forma gratuita e individual, há três anos, por uma equipe composta por uma supervisora e duas psicólogas, além dos estagiários

Um acidente de trânsito pode causar a morte ou ocasionar sequelas físicas, o que abala psicologicamente a vítima ou seus familiares. Buscando acolher e auxiliar esse público, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) oferece atendimento psicológico por meio do Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial às Vítimas de Acidente de Trânsito e seus Familiares – Narptran 

Os atendimentos são realizados, de forma gratuita e individual, há três anos, por uma equipe composta por uma supervisora e duas psicólogas, além dos estagiários. 

O objetivo do Narptran é contribuir com a recuperação psicológica de qualquer cidadão que sofreu um acidente de trânsito, e também de seus parentes. A equipe busca identificar as principais necessidades dos usuários e é oferecido apoio psicológico para que as dificuldades provocadas pelo acidente sejam superadas. Além disso, as profissionais realizam o encaminhamento a entidades parceiras, quando necessário, para atendimentos jurídico e de fisioterapia. 

O diretor-geral do Detran|ES, Carlos Lopes, ressalta que os investimentos têm sido realizados buscando melhorar as condições de tráfego na via e também a conscientização dos condutores. “O Detran|ES se preocupa com a segurança da população capixaba e por isso recursos têm sido destinados para a sinalização das vias, para o aumento da fiscalização de trânsito e para investimentos em educação para o trânsito nas escolas. São ações a fim de prevenir e coibir a imprudência ao volante. O Narptran é um ambiente que permite acolher aqueles que, infelizmente, foram vitimados pelo trânsito, oferecendo tratamento psicológico especializado”, aponta. 

Além do atendimento aos familiares de vítimas, em que as psicólogas buscam auxiliar no período de luto e na superação da morte, o Narptran também recebe as vítimas de acidente de trânsito, trabalhando no processo do stress pós-traumático.

Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito 

O Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito é celebrado no terceiro domingo do mês de novembro e foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas para chamar a atenção sobre a tragédia representada pelo grande número de lesões e mortes ocorridas nas vias públicas em todo o mundo. 

Para a psicóloga do Narptran, Jéssica Dias Castilho, a mudança pela segurança no trânsito é uma construção coletiva e a memória às vítimas alerta quanto às perdas em decorrência da imprudência ao volante. “A irresponsabilidade de alguns motoristas no trânsito traz sequelas e transforma em vítima não só aquele atingido fisicamente no acidente. Os filhos daquela pessoa são afetados, assim como seus parentes, amigos e colegas de trabalho. É preciso conscientizar a população, porque os acidentes não são só números estatísticos, e sim vidas afetadas por um comportamento inadmissível ao volante”, afirma. 

Serviço
Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial às Vítimas de Acidente de Trânsito e seus Familiares – Narptran

Espaço Circular – Centro Social de Educação para o Trânsito do Detran|ES
Endereço: Rua Doutor João Carlos de Souza, 245, Barro Vermelho
Telefone: 3227-4589

Pontos moeda