Geral

Índios liberam ferrovia e trens voltam a funcionar entre Vitória e Minas Gerais

A Estrada de Ferro Vitória a Minas, que estava bloqueada por indígenas Krenak desde a terça-feira (09), foi liberada nessa noite de quarta-feira (10)

Índios ocuparam a Estrada de Ferro desde a terça-feira (09) Foto: ​Portal Resplendor 

A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) foi desocupada na noite de quarta-feira (10). Os índios Krenak ocuparam a estrada na terça-feira (09) na altura de Resplendor em Minas Gerais. 

As viagens de trem, partindo da Estação Ferroviária Pedro Nolasco, no Espírito Santo, com destino a Minas Gerais, voltam a funcionar normalmente. 

De acordo com a Vale, os índios reivindicam repasse financeiro no valor de R$ 3 milhões ainda este ano. Além do valor, os indígenas pedem a saída técnica que apoia a implementação do projeto de pecuária leiteira, e a não participação da FUNAI e do Ministério Público Federal no processo. 

Os passageiros que já haviam adquirido seus bilhetes poderão se dirigir às estações ao longo do trecho para remarcar sua passagem ou solicitar reembolso no prazo de 30 dias. Mais informações podem ser obtidas pelo Alô Ferrovias (0800 285 7000), canal de atendimento gratuito mantido pela empresa.

Em nota, a Vale reiterou seu compromisso em se relacionar com o Povo Krenak de modo transparente e participativo, mantendo uma relação construtiva, respeitando suas características próprias e a legislação vigente. "A empresa ratifica sua intenção de manter o canal de comunicação aberto com as comunidades, mas que repudia quaisquer manifestações violentas que coloquem em risco seus empregados, passageiros, suas operações e que firam o Estado Democrático de Direito e ratifica que obstruir ferrovia é crime".

Pontos moeda