Geral

Vencedores do Prêmio Ecologia 2014 são conhecidos em cerimônia no Palácio Anchieta

Em sua 14° edição, o Prêmio Ecologia reconhece e incentiva as pesquisas, projetos, obras e empreendimentos que se destacaram na área ambiental

Cerimônia reuniu diversas autoridades Foto: Everton Nunes

Os vencedores do Prêmio Ecologia 2014 foram conhecidos, na manhã desta quinta-feira (11), durante uma cerimônia realizada no salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória. O evento contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e de diversas outras autoridades, além de empresários de vários setores.

Veja a galeria de fotos!

O Prêmio Ecologia reconhece e incentiva as pesquisas, projetos, obras e empreendimentos que se destacaram na área ambiental, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado. O diretor geral da Rede Vitória, Fernando Machado, destacou a importância do prêmio e a parceria da Rede Vitória.

“Este ano é especial. A TV Vitória comemora 30 anos de história. É um veículo que sempre abraça as causas regionais. Realizamos o prêmio há 12 anos em parceria com o Governo do Estado. Nos orgulhamos desse trabalho. A TV Vitória é uma empresa que faz a ligação entre a comunidade e as autoridades. Participar de um evento como esse é uma enorme alegria”, afirmou.

As categorias premiadas deste ano foram: Pesquisa; Educacional; Empresarial; Experiências de Sucesso; Jornalismo; Fotografia; e Desenho, dividida em três faixas etárias: de 5 a 10 anos, de 10 a 18 anos e acima de 18 anos, Construção Sustentável e Municípios Sustentáveis. Os primeiros e segundos lugares de cada categoria foram premiados com um Ipad e um netbook, respectivamente. O terceiro lugar de cada categoria recebeu certificado de premiação.

Com o tema “Unidades de Conservação no ES”, o concurso recebeu 275 inscrições de participantes de todo o Estado. Para o diretor presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema),Tarcísio José Foeger, a premiação contribui para uma educação ambiental de base.

“O que muda no seu meio, muda na realidade ambiental. A partir do momento que você tirar uma foto de uma paisagem e mostrar a um amigo, você contribuiu para que ele também valorize aquele objeto. É necessário que tenhamos a consciência de que se a sua vontade com o meio ambiente for positiva, não importa o que você faça, dará o seu retorno”, disse.

Uma das premiações mais reconhecidas no ramo da sustentabilidade, o Prêmio Ecologia foi mais uma vez parabenizado pelo governador Renato Casagrande. “O prêmio nos permite uma mudança no comportamento. Com ele, assumimos um compromisso pessoal com o meio ambiente. Sabemos que o trabalho ambiental é uma questão desafiadora. Mas temos tido grandes avanços nesse tema de total importância para a sociedade”, declarou.

Biblioteca Ambiental Digital

No evento, também foi realizado o lançamento da Biblioteca Ambiental Digital, desenvolvida pelo Iema.  A biblioteca é um serviço on-line que possibilita acessar pesquisas realizadas nas Unidades de Conservação, Estudos de Impactos Ambientais (EIA’s) de diversos empreendimentos licenciados no âmbito federal e estadual, manuais, planos e programas diversos. 

Ao todo, o acervo da Biblioteca Ambiental Digital conta com 144 títulos de periódicos, 8.531 exemplares e outros 867 registros de legislação que ainda serão incluídos. As obras da biblioteca são provenientes do Centro de Informação e Documentação (Cidoc) do Iema que possui um acervo especializado na área ambiental, sendo responsável pela disseminação da informação com o intuito de subsidiar o trabalho de controle e proteção ambiental do órgão e atender a demanda do público em geral com mais de nove mil itens.

Conheça os vencedores:

Categoria Pesquisa
1º Lugar: Walter Batista Junior
2º Lugar: Tiago de Oliveira Godinho
3º Lugar: Gilberto Maia de Brito

Categoria Educacional
1º Lugar: Luzia Domingas Fiorotti
2º Lugar: Rousiene Mageski dos Santos Souza
3º Lugar: Fernando Assis Monteiro

Categoria Empresarial
1º Lugar: Daniela da Silva Pereira
2º Lugar: L Rocha Comércio e Serviços LTDA
3º Lugar: Martins Cheah Kok Choon

Categoria Experiência de Sucesso
1º Lugar: Jucenio Mauro Romagna
2º Lugar: Marcelo Araújo de Souza
3º Lugar: Teresa Cristina Zanol Pereira de Souza Puppim

Categoria Jornalismo
1º Lugar: Luciano Rosetti Barros e Alberto Pires Leite
2º Lugar: Roberto Pratti
3º Lugar: Júlio Cezar Huber

Categoria Fotografia
1º Lugar:  Verena Passos Ramalhete
2º Lugar:  Leonardo Prest Merçon Rocha
3° Lugar: João Alberto Maia Linhares

Desenho 05-08 anos
1º Lugar: Isabella de Santana Pereira
2º Lugar:  Pedro Henrique de Souza Almeida
3° Lugar: Anna Luiza Entringer Rupf

Desenho 09-13 anos
1º Lugar: Fernando Otávio Gonoring
2º Lugar:  Adenise Veloso de Paula
3° Lugar: Danilo Machado Deorde

Desenho 14-18 anos
1º Lugar: Sintia Mara Ott
2º Lugar: Samara Lipaus de Paula
3° Lugar: Ester Krause Saick

Desenho acima de 18 anos
1º Lugar: Hiago Rhian Nascimento Silva
2º Lugar: Romário Batista de Souza
3° Lugar: Manoel Moraes Moura

Categoria Construção Sustentável 
1° Lugar: Alice Cristina Moulin
2° Lugar: Eliel da Silva
3° Lugar: Heliomar Venâncio

Categoria Municípios Sustentáveis
1º Lugar: Iara Rodrigues dos Santos
2º Lugar:  Martucha Mulinari
3º Lugar: Prefeitura de Guaçuí

Pontos moeda