Geral

Ano letivo em Vitória começa com aulas em tempo integral

Alunos vão ficar nove horas seguidas dentro da escola, com intervalos para descanso e almoço. Aulas vão apresentar projetos para a vida de cada um

Alunos de Vitória vão ter aulas em tempo integral  Foto: Divulgação

Aulas de português, matemática, teatro, xadrez e instruções para a vida do aluno são matérias inseridas nas três Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Tempo Integral, em Vitória. Cerca de 1.200 alunos do primeiro ao nono ano, vão poder estudar durante todo o dia em escolas dos bairros da Fonte Grande, Ilha do Príncipe, e Tabuazeiro. “Essas escolas foram escolhidas por poder comportar a quantidade de alunos que elas tinham nos turnos da manhã e da tarde, durante todo o dia”, explicou Janine Mattar subsecretária pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Seme). 

Além dos alunos, profissionais ficarão em tempo integral dentro das escolas atendendo aos alunos. Os alunos das escolas já estão automaticamente matriculados, mas a Seme informou que aqueles que não quiseram estudar nesse método foram remanejados para escolas de turnos normais nas regiões onde moram. 

As aulas serão mescladas com matérias da base tradicional de ensino, que conta com português, matemática, geografia, ciências, e aulas de protagonismo infanto juvenil, que vai ensinar os alunos a se envolver com os projetos da comunidade. Xadrez, teatro, música, e robótico também estão inclusas na grade que será eletiva, os alunos vão escolher o que querem cursar.

“Os alunos vão escolher um projeto de vida, onde seus sonhos serão considerados e construídos individualmente. Os professores serão orientadores desses projetos de vida”, destacou a subsecretaria. 

Pontos moeda