Geral

Billings é a grande caixa d'água da cidade de São Paulo, diz Alckmin

Redação Folha Vitória

Brasília - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse nesta sexta-feira, 30, que a represa Billings é a grande caixa d'água da capital paulista e informou que hoje o reservatório está com um volume equivalente a 61%. "A Billings subiu e está aumentando. Todo dia ela está subindo, é um reservatório importantíssimo, que desde a década de 1990 já manda água para o Guarapiranga", disse o governador, que se reuniu em Brasília com a presidente Dilma rousseff para discutir a questão da crise hídrica no Estado de São Paulo.

Segundo Alckmin, o governo paulista pretende aumentar a oferta de água da Billings para os reservatórios de Guarapiranga e do Alto Tietê. "Essas são duas obras emergenciais nas quais a Sabesp está trabalhando. Billings é uma opção rápida e importante para o abastecimento de água", completou.

Área agrícola

Alckmin disse que irá buscar soluções que permitam a atividade agrícola no Estado com menor consumo de água nas regiões mais afetadas pela estiagem, sobretudo no Alto-Tietê. "A prioridade do fornecimento é o consumo humano, mas medidas podem ser tomadas para dar mais eficiência ao uso da água pela agropecuária", afirmou.

Para o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que também participou da reunião com A presidente Dilma, uma das medidas que podem ser adotadas é a substituição de canal de irrigação por sistemas de gotejamento, que seriam mais eficientes. "A crie é um momento para que se aumente a eficiência do uso da água. Tenho certeza de que a agricultura brasileira vai responder a esse desafio", completou.

Pontos moeda