Geral

Chuva fraca após 36 dias de estiagem anima capixabas

De acordo com informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), mesmo com áreas de instabilidade, a previsão é de chuva rápida no Estado

Após 36 dias de estiagem, somente em Vitória, choveu fraco em parte da Grande Vitória, na manhã desta sexta-feira (23). O céu com nuvens foi fotografado e divulgado nas redes sociais.

O tempo fechado foi publicado nas redes sociais Fotos: Reprodução/Bastista Marcelino/Camila Berger/Utilidade Capixaba

De acordo com informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), mesmo com áreas de instabilidade, a previsão é de chuva rápida na maior parte do Espírito Santo.

Com altas temperaturas, Grande Vitória sofre com níveis extremos de raios ultravioleta

Não há previsão de chuva para o restante do dia já que o ar segue abafado em todas as regiões. As temperaturas variam entre 16 °C e 35 °C na região Serrana e vão de 18 °C a 36 °C nas demais regiões.

Chuva rápida também chega ao interior

Em Linhares, no Norte do Espírito Santo, uma das 26 cidades capixabas abastecidas pela bacia hidrográfica do Rio Doce, a estiagem já passa dos 30 dias. A última chuva significativa foi em outubro de 2014.

Linhares tem 69 lagoas. A maior e mais importante é a Juparanã. A água baixou, o pasto aumentou e os animais precisam andar até a beira da lagoa para beber água. Ao lado fica a Lagoa Nova. O local quase não tinha faixas de areia, agora, é fácil encontrar no contorno trechos arenosos.

No Rio Doce a situação se mostra mais grave. A vazão está com apenas 13% do esperado para o mês de janeiro. No município de Colatina, também no Norte do Estado, o rio passa apenas por um pequeno trecho. O que era água, agora é areia. Pelo Centro da cidade, a profundidade caiu de um metro e meio para 20 centímetros.

A seca no Rio Jucu é a pior desde a década de 1960. É possível ver pedras e o rio assoreado Foto: Reprodução/TV Vitória

Abastecimento na GV: Rio Jucu sofre

A situação também continua grave no Rio Jucu. Este é o menor nível de água encontrado no mês de janeiro, desde os anos 1960. Imagens gravadas através do Trovão Azul mostram os quase 170 quilômetros do rio pontos em que aparecem pedras e bancos de areia.

A bacia hidrográfica do Rio Jucu é responsável pelo abastecimento de água dos moradores da Grande Vitória.

Previsão para o fim de semana

A chuva rápida, ocorrida nesta sexta-feira (23), deve continuar no fim de semana. No sábado (24), a chuva passageira chega no litoral Norte. Na Grande Vitória, não há previsão de chuva. O sol predomina durante todo o dia. As temperaturas variam entre 17 °C e 35 °C na região Serrana e vão de 19 °C a 37 °C na Grande Vitória.

Já no domingo (25), predomínio de sol durante a maior parte do Estado. As temperaturas chegam a 37º C, em Vitória. Há previsão de chuva isolada ao final do dia na região Norte e Serrana. As temperaturas variam entre 17 °C e 35 °C na região Serrana e entre 19 °C e 39 °C nas demais regiões.

As informações são do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Pontos moeda