Geral

Prejuízos com seca faz prefeitura decretar situação de emergência em Cachoeiro de Itapemirim

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim decretou situação de emergência no meio rural do município, nesta segunda-feira (19), devido ao longo período de estiagem

40% da safra de café está comprometida com a seca, em Cachoeiro Foto: TV Vitória

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim decretou situação de emergência no meio rural do município, nesta segunda-feira (19), devido ao longo período de estiagem. A falta de chuva na cidade tem contribuído para secar nascentes e córregos em comunidades do interior, causando prejuízos ao setor agropecuário.  

A escassez de água tem prejudicado principalmente a produção cafeeira e a indústria agroleiteira. Na cafeicultura, 40% da safra será perdida, gerando um prejuízo de cerca de R$ 18 milhões para os produtores. Na produção de leite a queda é estimada em 15%, e já há registros de mortes de animais. 

O problema é mais grave em localidades dos distritos de Pacotuba, Conduru e Córrego dos Monos. Em alguns casos, falta água até para o consumo de famílias. 

Entre as medidas de assistência previstas estão o envio de caminhão-pipa para abastecimentos das comunidades e liberação de máquinas da prefeitura para escavação de poços nas propriedades. O decreto também possibilita que produtores prejudicados que contraíram financiamento rural possam renegociar junto às instituições de crédito as formas de pagamento do empréstimo. 

“Os órgãos ligados ao meio rural nos informaram sobre a gravidade do problema e, após um trabalho de visita às comunidades e levantamento de dados, decidimos decretar a situação de emergência. É uma forma de agilizar as ações necessárias para evitar o agravamento desse quadro”, destaca o prefeito Carlos Casteglione. 

Pontos moeda