Geral

Rússia e Síria minimizam chance de avanço em reunião sobre o conflito

Redação Folha Vitória

Moscou - Dirigentes russos e sírios minimizaram as chances de um resultado positivo para a reunião sobre a crise síria, que deve acontecer na próxima segunda-feira, em Moscou. O evento não deve contar com representantes do principal grupo de oposição apoiado pelo Ocidente, a Coalizão Nacional Síria.

Em entrevista à revista norte-americana Foreign Affairs, divulgada hoje, o presidente sírio Bashar Assad descartou negociar com líderes rebeldes apoiados pelo Ocidente, a quem chamou de "fantoches". Assad também pôs em dúvida a eficácia de sentar com rebeldes apoiados pela Europa e Estados Unidos, uma vez que a sua liderança é contestada mesmo entre os diversos grupos armados do país. "O que acontecerá em Moscou não são negociações sobre uma solução. São apenas preparativos para uma conferência", afirmou.

"Não será uma conversa, apenas um encontro", reiterou nesta segunda-feira o ministro de Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov. Segundo ele, a reunião tem como objetivo apenas proporcionar um espaço para a troca de contatos entre as duas partes.

O conflito sírio já dura quatro anos, e matou aproximadamente 220 mil pessoas. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda