Geral

Venda e consumo do caranguejo estão liberados a partir desta quinta em Vitória

No último dia da andada, as equipes de fiscalização, monitoramento e educação ambiental agiram para fiscalizar o ecossistema. Muitas redes artesanais foram retiradas dos mangues

Fiscais localizaram rede predatório durante o período de andada Foto: Divulgação/Prefeitura/ André Sobral

O consumo, a cata e a venda de caranguejo em Vitória estão liberados a partir desta quinta-feira (29), já que na última quarta (28) terminou o período da primeira andada do caranguejo-uçá deste ano.

No entanto, a segunda andada já começa no dia 5 de fevereiro e vai até o dia 11. Será feito um balanço da fiscalização para nortear estratégias para inibir crimes ambientais nos próximos períodos de acasalamento e defeso do crustáceo.

Desde o dia 19, a equipe da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizou abordagem educativa nos quiosques da Curva da Jurema e Camburi, bem como nos estabelecimentos que comercializam caranguejos em Jardim Camburi, Jucutuquara, Santo Antônio, Jardim da Penha e Praia do Canto.

Para a nova andada, a bióloga e educadora ambiental Juliana Conde já adianta: "Não será permitido o comércio do caranguejo uçá de forma alguma, mesmo que sua procedência seja de outro estado, como Bahia e Maranhão, como eram costumes de alguns estabelecimentos em outros anos".

Quem for flagrado capturando o animal durante esse período será encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerá as penalidades.

Pontos moeda