Geral

Projeto para multar morador que desperdiçar água em Vila Velha

Multas para quem desperdiçar água também em Vila Velha. O culpado poderá pagar R$500,00 os reincidentes vão pagar o dobro da multa, que é proposta de um vereador

Quem lavar calçada em Vila Velha vai pagar multa Foto: Divulgação

O município de  Vila Velha, assim como Vitória, poderá ser o próximo a aplicar  multas em quem desperdiçar água. Tramita na Câmara Municipal, Projeto de Lei do vereador Ricardo Chiabai (PPS), que proíbe a lavagem de calçadas e imóveis com água potável, a não ser que a mesma seja de reuso ou aproveitamento de água da chuva.

A medida prevê ainda multa de R$ 500,0 para quem descumprir e o dobro para reincidentes. O Projeto de Lei, que tramita desde o ano passado na Câmara de Vila Velha, está previsto para entrar em pauta nos próximos dias, tendo em vista a urgência da falta de chuvas no estado. Após a aprovação em plenário, o projeto seguirá para sanção do prefeito Rodney Miranda (DEM).

De acordo com o autor do projeto, vereador Ricardo Chiabai (PPS), a situação da falta de água é tão crítica que as medidas precisam ser emergenciais.

“Há muitos anos que não vivenciamos uma seca por um período tão extenso em nossa cidade e nosso estado. Precisamos unir forças e criar uma verdadeira corrente do bem, economizando água em tudo e conscientizando todas as pessoas para que não fiquemos sem esse bem essencial para a vida terrestre”, explica.

O Espírito Santo enfrenta atualmente a pior seca dos últimos 40 anos, já não chove há 45 dias. Os rios que cortam o estado estão com a vazão entre 9% e 20% do esperado, níveis muito abaixo da situação crítica. A situação do Rio Jucu é a mais preocupante, com o menor nível desde a década de 60 nesse mesmo período.

Os municípios de Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim não tiveram outra saída, senão, decretar situação de emergência. Além das plantações de café, a estiagem no Estado tem afetado de forma preocupante o gado leiteiro. E o Rio Jucu, já enfrenta a pior seca desde a década de 60. Em Guarapari o prefeito da cidade decretou restrições ao uso de água. O governo do Estado já anunciou medidas para enfrentar a seca. 

Veja a situação crítica dos principais rios que abastecem o ES:

Rio Santa Maria
Vazão normal: 35 mil litros/s
Hoje: 3,5 mil litros/s
 
Rio Jucu
Vazão normal: 43,5 mil litros/s
Hoje: 6,4 mil litros/s
 
Rio Benevente
Vazão Normal: 26 mil litros/s
Hoje: 4 mil litros/s

Pontos moeda