Geral

Visco/BC da Itália: não sabemos se programa de estímulo do BCE será suficiente

Redação Folha Vitória

Davos - O presidente do Banco da Itália, Ignazio Visco, afirmou que não está claro se o programa de estímulos divulgado nessa semana pelo Banco Central Europeu (BCE) será suficiente. De acordo com Visco, não se sabe se o plano de comprar 60 bilhões de euros por mês em títulos soberanos e corporativos será grande o bastante para efetivamente controlar a deflação. O pacote de estímulos anunciado pelo presidente do BCE, Mario Draghi, soma valor superior a 1 trilhão de euros.

Ignazio Visco, que é membro do Conselho Diretor da autoridade monetária da zona do euro, afirmou que a entidade determinou o valor do estímulo em parte com base no balanço do BCE foi reduzido desde 2012 e nas expectativas do mercado.

Ele disse também que o programa, conhecido como relaxamento quantitativo (QE), está em aberto. "Se a estabilidade de preços não for restaurada no médio prazo até o final do programa, será preciso mais estímulos", afirmou. Ele completou que preferiria se o relaxamento quantitativo incluísse um maior compartilhamento de risco entre a autoridade monetária central e os bancos centrais de cada país.

Visco apontou que o sistema bancário italiano "tem sido extremamente resiliente", sendo necessário menos apoio do governo na comparação com outros países, como Espanha e Alemanha. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda