Geral

Aeroporto de Brasília é eleito melhor terminal durante Operação Carnaval

Redação Folha Vitória

Brasília - O Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek, em Brasília, foi eleito como o melhor durante a Operação Carnaval, que teve início no dia 12 de fevereiro e terminou no dia 23. Esse é o resultado da pesquisa de satisfação do passageiro, realizada nos sete aeroportos da operação e que concentram 72% do movimento do carnaval - Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; Brasília; Salvador; e Recife.

Segundo o levantamento, numa escala de 1 a 5, onde 1 é a menor nota possível e 5 a maior, o aeroporto de Brasília registrou 4,4 em relação ao indicador "satisfação geral do passageiro", a maior pontuação entre os sete aeroportos. A pesquisa foi encomendada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) à Praxian - Business & Marketing.

Os entrevistados também responderam a perguntas relacionadas a outros 47 quesitos, como tempo de espera do check-in, restituição de bagagem e limpeza. O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, teve a pior avaliação entre os sete terminais, ficando com nota 3,7. Considerando a nota média recebida pelos aeroportos, o de Recife ficou em segundo lugar, com 4,33 pontos; seguido por Guarulhos, com 4,24; e Congonhas, com 4,03 pontos. Salvador ficou com média de 3,72 e o aeroporto de Santos Dumont com 3,71.

O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de 5%. O levantamento é realizado trimestralmente nos 15 aeroportos que respondem por 95% da movimentação em todo o País. Em períodos de grande movimentação, como carnaval e festas de fim de ano, é feito um levantamento específico, como o realizado na Operação Carnaval. Nos 12 dias de Operação Carnaval, houve aumento de 6% na quantidade de decolagens no País, na comparação com o mesmo período de 2014. Foram 14.929 decolagens em 2014 e 15.770 neste ano.

De acordo com os dados divulgados pela SAC, mesmo com o aumento no fluxo de voos, o índice de atrasos (quando o tempo de decolagem ultrapassa 30 minutos do programado) foi de apenas 6% nos sete terminais pesquisados. Nos mesmos 12 dias de 2014, o porcentual de atrasos foi de 11%. A estimativa da SAC é que 5,3 milhões de passageiros passaram pelos sete aeroportos no período da Operação.

Pontos moeda